Bolo de Aniversário – Chocolate


Eu não lembro muito das minhas festas de aniversário… lembro de uma que tinha um bolo em forma de cesta com muitos doces dentro. E de outra com tema havaiano, mas… acho que essa foi da minha irmã. Sim, com certeza a festa havaiana foi da minha irmã. Minhas ou de Ana, as festas eram regadas a moranguinho (ou moranguitto, pros mais novos) e muitos docinhos da nuvem de mel; a família toda comparecia, e não era como esses mega eventos de hoje em dia. Eu entendo esses, mas as futuras pessoinhas aqui em casa terão festas como as minhas, pequenas, com tudo feito a mão e com muito carinho.

IMG_0448

IMG_0454

Semana passada o filhinho de uma amiga fez 1 aninho, e ela me pediu pra fazer um bolo pra festinha. Como a festinha não era tão “inha” assim, foram dois. Fiz um branco – com recheio de geleia de morango caseira e cobertura de creme de manteiga e coco -, e outro de chocolate – com recheio de chantilly e cobertura de chocolate amargo com cerejas. Entreguei os bolos com a sensação de missão cumprida, mas não demorou muito para eu receber uma mensagem informando que o de chocolate tinha sofrido um pequeno acidente. Recebi uma foto e o bolo estava parecendo a Torre de Pisa. Com uma leve taquicardia e uma espátula na mão, saí de casa correndo pra tentar consertá-lo. No final deu tudo certo. A vida seria muito sem graça sem essas aventuras, né?

IMG_0410

Hoje vou dividir apenas a receita do bolo de chocolate. O bolo branco é meu bolo default, aquele que eu faço sem precisar pensar, e que tenho certeza que vai ficar bom. Oportunidades não faltarão pra eu colocar a receita dele aqui. Então vamos focar nesse bolo de chocolate, que lembra um brownie e é delicioso. Optei pelo recheio de chantilly por ser mais levinho. A cobertura é chocolate meio amargo derretido e um montinho de cerejas. Eu gosto dessa cobertura pois endurece deixando um efeito bacana. É legal deixar escorrer um pouco pela borda, mas não tanto como a boleira atrapalhada de mão cheia aqui, viu? Não vou falar que o bolo é prático de fazer, mas você pode dividir a receita por 3 e servir quente com sorvete. Ou mesmo frio com uma generosa colherada de chantilly. É uma boa sobremesa sem o trabalho extra de montar um bolo. Mas se for pra aniversário, aí gaste um tempinho, pois todo aniversariante merece um bolo de três andares. E bem alto! 🙂

IMG_0420


BOLO DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE CHANTILLY
(Rende um bolo de 24 cm com 3 camadas)

Ingredientes

Para o bolo:
510g de chocolate meio amargo
340g de manteiga sem sal
5 ovos (temperatura ambiente)
1 1/2 xícara de açúcar
3 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 xícara mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento
3/4 colher de chá de sal

Para o recheio e cobertura:
400ml de creme de leite
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 fava de baunilha
350g de chocolate meio amargo
Cerejas

Instruções

Para o bolo, pré-aquecer o forno a 180graus C. Colocar o chocolate e a manteiga em uma vasilha de metal que encaixe em cima de uma panela cheia de água. Sem deixar a água tocar o fundo da vasilha, derreter o chocolate em fogo baixo. Reservar. Bater os ovos com o açúcar até ficar fofo e clarinho. Acrescentar a baunilha. Diminuir a velocidade da batedeira e acrescentar a mistura de chocolate. Peneirar os ingredientes secos em uma tigela e juntar aos ingredientes molhados, aos poucos. Untar e enfarinhar as 3 formas, dividir a massa entre elas e assar por 25min ou até que um palito inserido no meio do bolo saia limpo. Após 5 mins desenformar e deixar esfriar sobre uma grade. Embrulhar em plástico filme e refrigerar – colocar as camadas na geladeira facilita o manuseio na hora de montar o bolo.

Refrigerar o creme de leite por no mínimo 1 hr. Bater na batedeira junto com o açúcar de confeiteiro e as sementes de uma fava de baunilha até formar picos. Cuidado pra não virar manteiga! Para montar o bolo intercalar cada camada com bastante chantilly. Derreter o chocolate e jogar por cima deixando escorrer um pouco pela borda. Colocar as cerejas.

Chamar os amigos.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *