Bolinho de Amêndoas


Acho que já testei essa receita umas 8 vezes. Todas as tentativas estavam com gosto ótimo, o problema era a textura do bolo. Muito frágil. No começo eu não queria aumentar a razão amêndoa/farinha, pra não comprometer o gosto, mas depois vi que era necessário. A última mudança foi trocar o leite por iogurte natural. Acho que isso ajudou na textura e deixou o bolo mais molhadinho.

IMG_0977

IMG_0939

Não é a primeira vez que eu falo que finalmente cheguei onde eu queria com essa receita. Já falei isso umas 3 vezes. Cheguei até a escrever uma versão anterior no meu caderno. Mas acredite em mim, agora não há mais o que mudar – pelo menos até o próximo ajuste… 🙂 – e a próxima vez que for fazer esse bolinho de amêndoa, vou fazer exatamente como o descrito abaixo. Nada de ficar 30 mins olhando para os ingredientes e pensando se eu aumento a quantidade de açúcar ou não.

IMG_0784 IMG_0774 IMG_0816 IMG_0796IMG_0854

Fiz também uma geléia caseira de morangos para acompanhar. Não estava nos planos, mas quando passei no mercado tinha essa caixinha de morangos orgânicos que, ai meu deus, estava uma fofura. Moranguinhos pequenos com os cabinhos espetados para cima. Não resisti. E quem resiste? E pra ficar mais irresistível, ao invés de usar forminhas de muffin, usei forminhas de mini torta. Ficou bem bacana e chiquezinho, pelo menos pra mim. Acho que ficaria legal como sobremesa de um almoço casual.

IMG_0884 IMG_0890

Como muitas das minhas receitas de bolo, essa rende apenas alguns bolinhos individuais, ou um bolo pequeno, ou 4 tortinhas como abaixo. Acho que busco fazer receitas menores pois somos apenas 2 em casa. E eu não quero um bolo enorme mofando na cozinha (ou dentro da minha barriga). 🙂

IMG_0913 IMG_0940 IMG_0948


BOLINHO DE AMÊNDOAS
(Rende 4 tortinhas)

Ingredientes

75gr de manteiga sem sal – temperatura ambiente
100gr de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
75gr de farinha
50gr de amêndoas trituradas
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de iogurte natural
Gotas de chocolate (opcional)
Lascas de amêndoas (opcional)

Instruções

Pré aquecer o forno a 180 graus C. Colocar manteiga e açúcar em uma tigela e bater até ficar claro e fofo. Eu usei uma batedeira de mão, mas você pode fazer isso numa batedeira comum também. Enquanto isso, juntar farinha, amêndoas, sal e fermento. Quando a mistura de manteiga estiver pronta, adicionar um ovo e bater até incorporar. Adicionar baunilha e bater. Com uma espátula, incorporar metade da mistura de farinha, depois o iogurte, e em seguida o restante da farinha.

Untar e enfarinhar as forminhas de torta. Encher cada uma até 2/3 da altura. Colocar algumas gotas de chocolate e pressionar um pouco, afundando-as. Colocar lascas de amêndoa por cima. Assar, mantendo a temperatura do forno, por 15 mins ou até que o topo, quando levemente pressionado, recupere a forma. Faça também o teste do palito.

Retirar do forno e deixar esfriar por 5min antes de desenformar. Depois de desenformadas, deixar esfriar completamente sobre uma grade. Servir com geléia de morango.

Comer!

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    carolina, when i google “bolinho”, i learned it means cupcake, cookie, or muffin. you have three bolinho shares on here (almond, orange, pistachio) that ride the title of, “bolinho”. how should i tag them when i pin so i can better sort things out in my kitchen?

    • Carolina diz

      Well, that is a tricky one. Bolinho means small cake, can be a cupcake, a muffin, or any kind of small cake. I usually call bolinho whatever comes in individual sizes. The cardamom and orange one, I would say is a cupcake. The other two are small cakes? I don’t know…. hehehehe….

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *