Bolinho de Laranja e Cardamomo


Este é o último post com cenário de São Bento do Sapucaí (SBS) – pelo menos até a próxima temporada. 🙁 Logo, tem que ser especial, né? E para mim, bolos e afins não podem faltar em nenhuma ocasião especial. Por isso, lá vai uma receita de bolinho de laranja com glacê de cardamomo! Vivaaaaa, boloooo! Fresquinho, macio, molhadinho e cheio de frescurinhassssss… florzinhas em cima, florzinhas na forminha… Aproveitem, que nem sempre eu sou tão girly!

IMG_1720IMG_1710

Mas eu tinha que ser girly para usar essas forminhas, né? Não dá para assar um muffin de chocolate e café nelas. Hehehehe! Elas são super fofas! Eu as comprei quando estive em Perth, Austrália. Quase todo fim de semana eu acordava e pegava um trem para Fremantle. Tinha uma feira que rolava todo sábado com a mais maravilhosa barraquinha de paella! Hmmm… E no caminho para a feira tinha várias lojinhas fofas. Enfim, comprei as forminhas em uma dessas lojinhas.

IMG_1670 IMG_1651 IMG_1646

De volta ao bolinho… Eu levei para SBS a minha batedeira de mão, que é de grande ajuda mas não bate manteiga e açúcar direito. Nunca consigo formar uma mistura levinha e branquinha com ela. Então o jeito era fazer um bolo que batesse ovos e açúcar ao invés de manteiga. Eu acabei achando essa receita aqui. Quando a li achei familiar, parecia muito com um bolinho que fiz há um tempo atrás. Logo sabia que ia dar certo. E sabia que ia ser fácil. Dito e feito!

IMG_1706 IMG_1727 IMG_1736

Eu não queria usar canela, então fiz uma massa de laranja e um glacê com infusão de cardamomo pra completar. O cardamomo tem um cheirinho todo especial, e dá aquele gostinho de especiarias que é sempre bom. Eu adorei o resultado e com certeza vou fazer essa receita outras vezes. Fora que a massa é perfeita para brincar com sabores como limão, laranja, canela, morango, chocolate, ou até mesmo sem nada… Ah… outra coisa, a receita original pede por farinha especial para bolo. Como aqui não é fácil achar esse tipo de farinha eu sempre faço uma mistura de farinha de trigo normal com maizena (para cada xícara de farinha, substitua 2 colheres de sopa por maizena).

IMG_1631 IMG_1674IMG_1753


BOLINHO DE LARANJA E CARDAMOMO
(Rende 6 bolinhos)

Ingredientes

Para o bolo:
1/2 xícara menos 1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de maizena
1/2 colher de chá de fermento
Uma pitada de sal
2 colheres de sopa de leite integral
2 colheres de sopa de iogurte grego
30g de manteiga sem sal
1 ovo
90g de açúcar
Raspas de uma laranja
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

 Para o glacê:
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de leite
5-6 frutinhos de cardamomo
Algumas gotinhas de corante laranja (opcional)

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Em uma panela pequena, misturar a manteiga, o leite e o iogurte. Esquentar em fogo baixo até a manteiga derreter e reservar. Em seguida, misturar a farinha, a maizena, o sal e o fermento (peneirar farinha e maizena) e reservar. Bater o ovo e o açúcar até a mistura crescer e ficar bem clarinha. Juntar as raspas de laranja e o extrato de baunilha.

Com a batedeira na velocidade baixa, juntar as misturas de farinha e leite, alternadamente. Sempre começar e acabar pela farinha. Bata só até incorporar tudo. Após adicionar a farinha a um bolo, deve-se bater o mínimo possível.

Dividir a massa entre 6 forminhas e assar mantendo a temperatura do forno por uns 18 mins. Começar a checar depois de 15 mins. Fazer o teste do palito.

Para o glacê, tirar as sementinhas de dentro dos frutinhos de cardamomo. Juntar ao leite e levar a mistura ao fogo baixo sem deixar ferver. Depois de esquentar, tampar e deixar descansar por 10 mins. Coar. Em uma tigela pequena colocar o açúcar e juntar o leite aos poucos, mexendo bem. Note que você não vai usar todo o leite, apenas o suficiente para dar a textura desejada ao glacê. Esta deve ser pastosa, caso contrario vai escorrer muito. Se quiser, juntar um pouquinho de corante laranja ao glacê para dar uma corzinha, como eu fiz.

Para montar, colocar uma colherzinha de glacê no topo de cada bolinho e salpicar umas raspinhas de laranja.

Comer!

Comentários

  1. Clarissa diz

    Carol, você está arrasando nas receitas! Esse bolinho de laranja então… perdição!!!
    Já estou vendo onde compro o cardamomo para poder fazer essa receita! rs

    • Carolina diz

      Hehehe! No zona sul vende. Na parte de temperos! Mas se ñ achar ai em Macabu faz só de laranja… Ou com canela… Mas faz que é bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *