Casquinha de Laranja


As coisas andam meio paradas por aqui, mas agora que voltamos de férias o ritmo vai acelerar de novo. Para começar, que tal casquinhas de laranja açucaradas para tomar com café? Ou para comer uma atrás da outra sem café nem nada, como um tal alguém que eu conheço? Resolvi mergulhar algumas em chocolate meio-amargo… e como eu estava de férias, porque não apostar em uns granulados coloridos também? Rs…

IMG_1453IMG_1436

Quando eu era mais nova e ainda morava em Macaé, minha mãe costumava levar minha irmã e eu na casa de tia Titi. Enquanto eu ia até a cozinha atrás de um refrigerante (Moranguinho!!!) ou explorava o jardim, minha irmã metida tomava chá. Na época eu ainda não gostava de chá, mas dava sempre um pulinho na sala pra checar qual gostosura vinha acompanhando. Muitas vezes era uma laranjinha açucarada como essa do post.

IMG_1377 IMG_1388IMG_1399 IMG_1423 IMG_1429IMG_1449

A receita é bem simples, só pede por um pouco de paciência. Mas eu acho tão gostoso fazer esse tipo de coisa em um dia preguiçoso como o Sábado, que nem ligo. Você pode fazer um montão de uma vez só e depois guardar em um recipiente com tampa. Aí na hora do cafezinho, é só tirar do potinho e impressionar a visita! Daria um bom presente também, né? Bem charmoso. Ah! Um último detalhe, como aqui estamos usando a casca da laranja, eu acho importante que a fruta seja orgânica.

IMG_1461 IMG_1462 IMG_1464


CASQUINHA DE LARANJA
(Rende 2 ou 3 cafés)

Ingredientes

1 laranja orgânica
1 xícara de açúcar e mais
1 xícara de água
100g de chocolate meio amargo (opcional)
Granulado colorido (opcional)

Instruções

Lavar bem a laranja, descascar e cortar a casca em tiras finas. Com uma faca bem afiada, tirar a parte branca da casca para evitar que amargue. Em uma panela pequena, juntar 1 xícara de açúcar com 1 xícara de água. Misturar. Levar ao fogo baixo. Quando o açúcar dissolver, juntar as cascas de laranja. É importante que o fogo esteja bem baixo, para não ferver a calda. A todo momento, evitar mexer para não açucarar.

Deixar a calda com as cascas em fogo baixo por 30-45 mins. Sempre de olho!!!! Colocar açúcar em um prato raso. Desligar o fogo e retirar as cascas da calda colocando no prato com açúcar. Com cuidado, separar cada casca e envolver bem com açúcar. Transferir para um tabuleiro forrado com papel manteiga. Deixar secar por 1-2 dias.

Quando as casquinhas estiverem secas, derreter o chocolate em banho maria e mergulhar metade da casca retornando-a para o tabuleiro. Jogar granulado colorido e transferir o tabuleiro para a geladeira até que o chocolate endureça. Se quiser guardar algumas casquinhas, não passe chocolate, coloque-as em um recipiente com tampa e reserve em lugar fresco.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *