Rocambole de Cenoura e Laranja


Olá! Mais um post de férias – rocambole de cenoura com especiarias e recheio de cream cheese com laranja! Eu tentei essa receita 3 vezes. As duas primeiras com uma massa diferente. Como não estava dando certo, fui procurar outra massa no Pinterest. Acabei achando esse carrot cake roll da Crazy for Crust e adaptei minha massa baseada na receita lá descrita. Ficou ótima, perfeita para enrolar. Para o recheio usei a cobertura de cream cheese que costumo fazer para bolinhos e acrescentei raspas de laranja. O gosto ficou muito bom, mas tenho que confessar uma coisa, estou escrevendo esse post na estação errada, tem a maior cara de Outono, Páscoa…

IMG_2503 IMG_2535IMG_2479

Mas tudo bem, não deixe os 37 graus C lá de fora te desanimarem, esse bolo rocambole não tem preconceito e fica bom em qualquer estação do ano! Yummy! Por falar em rocambole, uma vez eu fui fazer esse bolo aqui. Olha, a menos que você esteja super entediada, com muito tempo sobrando, e sem medo de sujar a cozinha inteira, deixa esse negócio de bolo com camadas verticais para os profissionais, viu? Foi o caos, creme de manteiga rosa para todo o lado! O bolo até que deu certo… mas depois das 3 primeiras fatias, começou a desabar um pouquinho. Acho que tem que manter ele na geladeira por mais tempo, e tirar apenas quando for servir. Assim ele fica mais durinho.

IMG_2556IMG_2557IMG_2556IMG_2542

Ok, chega de falar de um bolo que eu fiz há sei lá quanto tempo e nem foto tem. Voltemos ao rocambole. Para assar eu acho melhor usar aqueles tabuleiros super baixos, sabe? Pois se você não usar papel manteiga e grudar, basta passar a espátula. Eu usei um tabuleiro de 24 cm x 34 cm. Vai parecer pouca massa, mas é só espalhar bem até que a massa toque todos os cantinhos do tabuleiro. O bolo tem que ficar fininho mesmo. Assim que sair do forno, é importante desenforma-lo em cima de uma toalha polvilhada com açúcar de confeiteiro. Aí é só enrolar e esperar esfriar. Eu já usei essa técnica muitas vezes, mas nunca com um bolo de cenoura. Confesso que a minha toalha manchou. Já tentei de tudo e ela continua com uma mancha laranja. Use uma toalha velha. 🙂

IMG_2483IMG_2539IMG_2521

Ah! E quanto a minha lista de afazeres, não estou nem perto de completá-la. Mas pendurei várias coisas, viu? Pendurei a estante do quarto de empregada despensa, um daqueles imãs de faca, montei metade de uma arara (estou fazendo um closet aberto no meu quarto), ensaiei pendurar 2 estantes no banheiro social… enfim, muito trabalho para poucas férias. E a castração do gato? Está marcada para semana que vem. Comando segue tenso.

IMG_2534IMG_2528 IMG_2528IMG_2531IMG_2548


ROCAMBOLE DE CENOURA E LARANJA
(Rende um rocambole tamanho normal, sei lá…)

Ingredientes

Para o bolo:
3 ovos
2/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
3/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 noz moscada ralada
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
1 xícara de cenoura ralada

Para o recheio:
150g de cream cheese
50g de manteiga
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Raspas de uma laranja

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Untar e enfarinhar um tabuleiro 24 cm x 34 cm ou de tamanho similar. Em uma batedeira bater ovos, manteiga e açúcar. Enquanto isso peneirar todos os secos em uma única tigela. Desligar a batedeira e incorporar os secos na mistura de ovos, mexendo com uma espátula. Por último, misturar a cenoura ralada (eu gosto de ralar bem fina).

Transferir a massa para o tabuleiro e com a ajuda de uma espátula, espalhar bem. Assar, mantendo a temperatura do fogo, por 15-25 mins. Estará pronto quando, ao apertar o topo do bolo levemente com o dedo, a massa voltar devagar sem deixar marca.

Enquanto o bolo assa, preparar uma toalha de prato limpa e polvilhar com açúcar de confeiteiro. Assim que o bolo sair do forno, virar sobre a toalha e enrolar. Reservar.

Para preparar o recheio, bater  o cream cheese com a manteiga até ficar clarinho e bem fofo. Acrescentar o açúcar e bater mais uns 5 mins. Por último, juntar as raspas de laranja e bater até incorporar.

Para montar, abra o bolo já frio, passe o recheio por cima e enrole novamente, agora sem a toalha. Antes de servir, polvilhe mais um pouco de açúcar de confeiteiro.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *