Sanduíche Aberto de Aspargo


Hoje choveu o dia todo aqui em UK. E eu fiquei sabendo que o dia no Rio de Janeiro também não foi lá essas coisas… sorry, peeps! Resolvi passar o Domingo por perto, então acordei tarde, tirei umas fotos, e fui almoçar na casa de um amigo que mora aqui do lado, literalmente. Fizemos sushi… os sushis mais feinhos que eu já vi. Rolou até temaki! Estava tudo muito gostoso, mas temos que trabalhar na aparência e no tempo de preparo! Hehehe! Foi super divertido, um ótimo passa tempo. Mas se você não tem 3 horas para se aventurar na culinária japonesa, a receita desse post é perfeita – Sanduba aberto de aspargo, cogumelo e tomate.

 IMG_2815

Esse prato exige muito pouco tempo para ser montado, mas você tem que se adiantar e fazer uns tomatinhos em conserva antes. Esses tomatinhos são uma delícia e podem ser comidos com torrada, pão, misturar em uma massa ou montar esse sanduba! A receita rende mais do que precisa, mas você não vai se arrepender de estocar um pouco na geladeira! 😉 O resto pode ser feito na hora, pois é muito rápido. Os aspargos não precisam mais do que 15 mins no forno. E os cogumelos… não preciso nem falar… menos de 5 mins na frigideira!

IMG_2783IMG_2787

Eu gosto de comer muita coisa, mas um bom sanduíche é o meu tipo preferido de refeição. Esse aí é do estilo que você tem que comer com garfo e faca (buuuuhhhh), mas mesmo assim é prático e tem aquele ar de almoço rápido! Os cogumelos fazem o papel da carne, deixando o prato vegetariano. Depois vem uma porção generosa de aspargos assados com limão siciliano e por cima tomatinhos em conserva e ovo. Esse último, arremata o sanduba deixando tudo mais gostoso (e bonito). A gema você deixa no ponto de sua preferência, mas se deixar mole, vai rolar um molhinho cremoso que… hummmm…. é irresistível!

IMG_2777 IMG_2791 IMG_2798IMG_2811

IMG_2846


SANDUÍCHE ABERTO DE ASPARGO
(Serve 1 pessoa)

Ingredientes

Para a conserva de tomate:
1 caixinha de tomate cereja ou grape (180g – 200g)
2 dentes de alho
2-3 ramos de alecrim
Sal e Pimenta do reino
Azeite

Para o Sanduba:
Metade de uma baguete (~15cm)
4 cogumelos paris em fatias
6-8 aspargos
1/2 limão siciliano em fatias
2-4 tomatinhos em conserva
1 ovo
Molho de pimenta
Azeite
Sal e Pimenta do Reino

Instruções

Para a conserva de tomate, pré-aquecer o forno a 180 graus C. Colocar os tomatinhos em uma assadeira. Temperar com sal e pimenta do reino. Descascar os dentes de alho e juntar aos tomates. Juntar também os raminhos de alecrim (reservar um raminho). Regar generosamente com azeite, misturar e assar por 20-30 mins ou até os tomates estarem a ponto de estourar, mas ainda mantendo o formato. retirar do forno, deixar esfriar um pouco e transferir tudo para um pote de vidro (esterilizado) junto com o raminho de alecrim reservado. Completar com azeite até cobrir os tomates, caso necessário.  Guardar na geladeira e usar quando der vontade. :p

Para o sanduba, pré aquecer o forno a 205 graus C, limpar os aspargos, colocar em um tabuleiro com as fatias de limão. Temperar com sal e pimenta do reino. Regar com azeite, misturar e colocar no forno por 10-12 mins (eles devem permanecer al dente). Enquanto isso colocar a baguete na torradeira. Esquentar uma frigideira anti-aderente e colocar um pouquinho de azeite. Quando estiver bem quente, colocar as fatias de cogumelo (não tempere com sal, o cogumelo solta muita água e a ideia aqui não é refogá-lo). Após 1 min, virar os cogumelos e deixar fritar por mais 1 min. Retirar do fogo e dispô-los em cima da baquete. Temperar com sal e pimenta do reino.

Na mesma frigideira dos cogumelos fritar um ovo no ponto de sua preferência. Recomendo deixar a gema mole. Colocar os aspargos já assados em cima dos cogumelos e espremer uma das fatias de limão assadas por cima. Colocar 2 ou 3 (ou mais) tomatinhos e o ovo frito. Finalizar com um pouco de sal marinho, pimenta do reino moída na hora e molho de pimenta.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *