Torta de Maçã, Gorgonzola e Tomilho


Quando a gente pensa em torta de maçã vem logo aquela imagem clássica na cabeça, né? Da torta de maçã americana, cheia de especiarias, linda e fofinha. Pois é… pode tirar seu cavalinho da chuva que a torta desse post passa bem longe disso! Uhauhauahuahuahuah! Mas não quer dizer que não vale a tentativa! Vale, e muito! 🙂 E apesar de certos amigos Jório insistirem que isso não serve para sobremesa, eu insisto que comeria isso todo dia depois do almoço, do jantar… ou mesmo de almoço, café da manhã, sobremesa e jantar! Por aí, pois é boa mesmo.

IMG_2619 IMG_2647

A torta é tão boa que eu resolvi fazer esse post mesmo com essas fotos horrorosas e esse raminho triste de tomilho como coadjuvante. Pois é… não foi um bom dia para fotos… 🙁 E eu nem para pensar em colocar uma toalha branca, sei lá. Enfim, saibam que a torta é muito mais bonita do que você está vendo aí! E cheirosa…. nossa, como é cheirosa! A primeira vez que fiz esse recheio foi para levar para o escritório. Todo mês rola uma boquinha livre para comemorar o aniversário da galera. Junto com a torta, foi um bolo de limão e framboesa… mas esse precisa de um pouco mais de trabalho antes de dar as caras por aqui. Já deu para perceber que o pessoal do trabalho faz parte do grupo das cobaias? Juntamente com Miguel, papis, mamis e meus irmãos. Eles sofrem, viu? Mas de vez em quando tem um acerto para animar a galera!

IMG_2644 IMG_2631

E essa torta foi um desses raros acertos! Hehehe! :-p A massa eu faço sempre e vale a pena… se você trabalhar rápido ela vai ficar crocante e quase que folheada. A graça é que serve para tudo… torta doce, torta salgada… e torta docemente salgada, como a desse post! Mas ela também fica ótima com shitake, cebola roxa e queijo de cabra. Esse recheio aí é uma constante lá em casa. Eu e o marido devoramos uma torta inteira no jantar, com uma saladinha do lado para balancear. Rs… Mas depois do sucesso que a torta de maçã teve no escritório, eu deixei o shitake de lado e fiz a receita desse post pela segunda vez. 100% de aprovação. Acho que nunca fiz tanta propaganda de uma receita, né? É porque eu gostei mesmo. Então, mãos à obra!

IMG_2622 IMG_2659


TORTA DE MAÇÃ, GORGONZOLA E TOMILHO
(Rende 1 torta)

Ingredientes

Para a massa:
85g de manteiga sem sal bem gelada
2 colheres de sopa de água gelada
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal

Para o recheio:
2 maçãs verdes
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
50g de queijo gorgonzola
Tomilho fresco
2 colheres de sopa de amêndoas em lascas
Sal

Instruções:

Começar pela massa. Ralar a manteiga usando um ralador grosso. Reservar na geladeira para não derreter. Quebrar o ovo, bater com um garfo e dividir entre dois recipientes pequenos. Juntar duas colheres de sopa de água gelada à um deles e reservar na geladeira. Guardar a outra metade para pincelar a massa mais tarde. Em uma tigela misturar todos os secos. Colocar a manteiga e com a ajuda de um cortador de massa, ou de 2 garfos/facas, misturar formando uma farofinha molhada. Acrescentar a mistura de ovo com água gelada e misturar com a mão até formar uma bola. Envolver em plástico filme e deixar na geladeira por pelo menos 30 mins. Lembre-se de trabalhar bem rápido, para a manteiga não derreter.

Pré aquecer o forno a 200 graus C. Cortar a maçã ao redor do miolo em quatro pedaços. Cortar esses pedações em fatias finas. Transferir para uma tigela de água com sal, para que a maçã não escureça. Separar todos os outros ingredientes – tirar as folhinhas do tomilho e despedaçar o gorgonzola com a mão. Escorrer a maçã e secar um pouco com papel toalha. Misturar as fatias de maçã com açúcar mascavo. Sobre um papel manteiga enfarinhado, abrir a massa com uma espessura de mais ou menos 5mm. Colocar as fatias de maçã sobre a massa deixando uma borda livre – mais ou menos 3 dedos. Espalhar o queijo, as folhinhas de tomilho e as amêndoas. Dobrar a borda por cima do recheio, beliscando a cada dobra feita para fixar.

Pincelar a massa com o ovo batido. Espalhar um pouquinho de sal marinho por cima, inclusive na borda. Colocar 2 raminhos de tomilho sobre a torta e levar ao forno até dourar – mais ou menos 30 mins. Retirar os ramos de tomilho que foram colocados por último. Logo antes de servir, você pode decorar com mais uns dois raminhos de tomilho fresco, mas eles irão murchar com o calor.

Comer!

Comentários

  1. Jório diz

    Ok… Com amêndoas virou sobremesa!
    Eh uma honra ser mencionado mesmo que seja pra te contrariar 😉
    Mais uma vez obrigado pela tortinha! Bjos

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *