Mini Torta de Carneiro


Estou vivendo um drama! Como vocês sabem estou na Inglaterra a trabalho. E como aqui é inverno fico com desejo de comidas como ensopado, torta de carne com purê de batata, sopa de lentilha e por aí vai… Mas quem no Brasil quer receita de sopa de lentilha ou ensopado com esse calorão de 40° lá fora?? Socorro, né? Bem, essa mini torta de carneiro é um meio termo. Passa longe de uma receita de verão leve e refrescante, mas também não é algo super pesado. O segredo é servir com um acompanhamento mais leve, como ervilhas tortas ou uma saladinha de folhas.

IMG_3182

A idéia é fazer mini tortas, ao invés de uma big, pois assim cada tortinha serve uma pessoa. E se sua família for pequena como a minha, as tortas que sobrarem podem ser congeladas individualmente em ziplocs. Aí quando bater aquela preguiça de fazer o jantar, é só abrir o congelador e colocar 2 tortinhas no forno quente. Pronto, jantar para dois vapt vupt.

IMG_3171IMG_3171IMG_3180  IMG_3148

Por falar em jantar para dois, em poucas horas vou buscar o marido no aeroporto! \o/ \o/ \o/ \o/ É muita felicidade! Já arrumei a casa toda, lavei a roupa de cama, varri o chão… tipo aquela música de Chico Buarque? “Pode ir armando o coreto/E preparando aquele feijão preto/Eu tô voltando/Põe meia dúzia de Brahma pra gelar/Muda a roupa de cama/Eu tô voltando”. A vinda dele foi providencial, sinceramente não sei se conseguiria aguentar mais um mês aqui sem essa visita. Desde quando eu fiquei tão sentimental, hein?

IMG_3174 IMG_3190 IMG_3170

E o marido deve estar no avião pensando: “Quero lá, lá, lá, ia, porque eu to voltando!”


MINI TORTA DE CARNEIRO
(Rende 6 tortinhas)

Ingredientes

Para a massa:
170g de manteiga sem sal bem gelada
4 colheres de sopa de água gelada
2 ovos
2 colher de sopa de açúcar
2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de sal

Para o recheio:
400g de carne de carneiro moída
1 cenoura
1/2 cebola roxa
2 dentes de alho
1 pedaço pequeno de aipo
1 pedaço de +-3cm de gengibre
1/2 colher de chá de cardamomo moído
1/2 noz moscada ralada
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de  páprica
1/2 colher de chá de  cominho
2 colheres de sopa de purê de tomate
2 colheres de sopa de molho Worcestershire
Alecrim e tomilho
1 ovo
Sal e Pimenta do reino
Azeite

Instruções

Começar pela massa. Ralar a manteiga usando um ralador grosso. Reservar na geladeira para não derreter. Quebrar 1 ovo, bater com um garfo, misturar 4 colheres de sopa de água gelada e reservar na geladeira. Em uma tigela misturar todos os secos. Colocar a manteiga e com a ajuda de um cortador de massa, ou de 2 garfos/facas, misturar formando uma farofinha molhada. Acrescentar a mistura de ovo com água gelada e misturar com a mão até formar uma bola. Envolver em plástico filme e deixar na geladeira por pelo menos 30 mins. Lembre-se de trabalhar bem rápido, para a manteiga não derreter.

Para o recheio, picar cebola, cenoura, alho, gengibre e aipo. Esquentar 1 colher de azeite em uma panela, refogar cebola, cenoura, alho, e aipo por 2-3min. Temperar com sal e pimenta do reino. Em uma tigela, juntar a carne moída crua, o gengibre picado, os legumes refogados, e todos os outros temperos, inclusive o ovo. Temperar com mais sal e pimenta do reino (costumo achar que carneiro precisa de um pouco mais de sal do que outros tipos de carne). Misturar bem.

Pré-aquecer o forno a 200 graus C. Em uma superfície levemente enfarinhada abrir a massa. Cortar 6 círculos grandes e 6 do tamanho da boca da sua forminha de muffin. Colocar 1 círculo grande dentro da forminha de muffin – a massa deve ser grande o suficiente para sobrar, virando a borda da forminha. Colocar o recheio e sobre ele, 1 círculo pequeno. Dobrar a sobra do círculo grande por cima do pequeno, beliscando para formar a borda da tortinha. Repetir esse processo mais 5 vezes.

Em um recipiente, quebrar o segundo ovo dos ingredientes da massa, e bater com um garfo. Pincelar cada tortinha com a mistura de ovo. Polvilhar um pouco de sal marinho e pimenta do reino sobre as tortinhas e levar ao forno por 30 mins ou até que a massa esteja dourada.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *