Panqueca de Laranja com Geléia de Chocolate e Morango


Sim, eu sei que estou há dez dias sem postar nada aqui, mas tenho uma boa desculpa… com o marido visitando, fiquei meio sem tempo. 🙂 Mas para compensar, fiz essas panquecas de laranja com geléia de chocolate e morango que vai deixar qualquer café da manhã mais feliz! Pelo menos o nosso café da manhã nesse dia foi bem feliz! Precisei de duas tentativas fracassadas para ajustar a receita para o meu gosto, incluindo uma tentativa bem fail mesmo que resultou em uma tigela cheia de massa no lixo. Mas como todos nós sabemos, third time’s a charm. (L)

IMG_3200 IMG_3222

E ficou uma beleza! Não que sejam as panquecas mas bonitinhas do pedaço, mas são super fáceis de fazer, gostosas, fofinhas, esponjinhas perfumadas! A geléia de chocolate com morango, vale a pena fazer, até em maior quantidade, e guardar em um pote de vidro para emergências futuras. Emergências que envolvam torrada, biscoito ou assaltos à geladeira no meio da noite!

IMG_3230 IMG_3211

No mais, nada de novo. Passamos um ótimo natal com meus cunhados e sobrinha master fofa em Trieste, Itália. Ganhei alguns livros maravilhosos e alguns quilinhos a mais. Demos um pulo rápido em Veneza, que é muito amor, e agora estamos de volta à Woking, UK. Amanhã é dia de perambular em Candem Town e procurar um pub para passar o ano novo! Espero que todos estejam se divertindo nesse final de ano, e em ótima companhia! Beijos e até 2015! :*

IMG_3202 IMG_3202IMG_3199

A receita dessa panqueca foi inspirada em muitas outras, mas eu diria que a principal inspiração foi essa aqui da Gordelícias.


PANQUECA DE LARANJA COM GELÉIA DE CHOCOLATE E MORANGO
(Rende 6 panquecas)

Ingredientes

 Para a panqueca:
1 ovo
1/4 de xícara de iogurte natural
1/4 de xícara de suco de laranja
Raspas de 1 laranja
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de manteiga derretida
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
1 pitada de sal

Para a geléia:
200g de morango
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de gotas de chocolate meio amargo
Suco de meio limão siciliano

Instruções:

Começar pela geléia. Lavar e cortar os morangos ao meio. Colocar em uma panela e juntar o açúcar. Com um garfo, amassar um pouco para formar uma espécie de purê grosseiro. Misturar. Levar ao fogo até o açúcar derreter. Passar a mistura por uma peneira e levar ao fogo novamente. Acrescentar o suco de limão e deixar ferver. Acrescentar o chocolate e mexer até que derreta. Deixar em fogo médio baixo até a consistência desejada. Para mim, quando ao passar a colher no fundo da panela, um caminho claro se formar. Transferir a geléia pra um pote de vidro esterilizado. Deixar esfriar.

Para fazer as panquecas, juntar ovo, iogurte, suco de laranja, raspas de laranja, açúcar, baunilha e manteiga em uma tigela. Misturar tudo com um fuê. Peneirar farinha, fermento e sal sobre a mistura. Incorporar delicadamente. Deixar descansar alguns minutos. Enquanto isso, esquentar uma frigideira em fogo médio alto. Se achar necessário, untar com um pouco de manteiga (usar um pincel ou um papel toalha). Colocar 2 colheres de sopa da massa no meio da frigideira. Quando as bordas estiverem levemente douradas, virar com uma espátula. Deixar dourar do outro lado e retirar do fogo. Repetir a operação até que a massa acabe.

Servir as panquecas quentes com a geléia de chocolate, algumas fatias de morango e um pouco de açúcar.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *