Peito de Frango Empanado com Picadinho de Abacate


Acho que se eu tivesse um restaurante, seria um cafezinho que abriria de 10 às 17, bem pequenininho, com poucas opções de pratos… mas tudo feito com bastante carinho. E um dos pratos com certeza seria esse peito de frango empanado com saladinha picadinho de abacate. Pois eu daria tudo para comer algo assim durante a semana, em um lugar bem sossegado alí perto da Cinelândia. Se vocês souberem de um restaurante assim no Centro do Rio, me avisem, ok?

IMG_2981IMG_2990

Mas eu vou deixar essa coisa de restaurante para os profissionais, pois eu sei que dá muiiiiiittttooooo trabalho. A minha tia Kalina é sócia e chef de um bistrô (já foi lá? Clica aqui!), e lembro que nos primeiros anos não havia fim de semana. Férias então, nem se fala! Tenso. A minha vida é uma verdadeira correria, ou você acha que assar cinnamon roll pela manhã, fotografar os pãezinhos para o blog, tirar uma foto rápida com o cel para colocar no insta, correr para o trabalho, analisar risers, escrever relatórios e depois voltar para casa e empanar frango é algo fácil? Fora dar atenção para o marido, fazer pesquisa para meus projetos e sonhos, cuidar do gato, da casa… escalar (essa última parte anda meio devagar aqui em UK)… Não é nada fácil, mas pelo menos eu tenho Sábado e Domingo, e 30 dias de férias por ano! 🙂

IMG_2983 IMG_2994IMG_2986

Por falar em férias, em 8 dias começam as minhas! O marido vem me visitar depois de 42 longos dias de muito FaceTime. Ontem eu mostrei a foto desse prato e ele disse que eu TINHA que fazer quando ele chegasse. Para ser sincera, acho que ele não enxergou nada além do ovo. Essa gema amarela molinha esta para meu marido assim como chocolate está para algumas mulheres. Mas o que eu mais gostei no prato foi o peito de frango! Quando criança eu amava nuggets, aí depois veio aquele lance que todos já sabemos e eu fiquei com um leve nojinho e nunca mais comi. Olha, a receita desse post é uma versão de nuggets para adultos! Ou crianças… é que eu quando criança não curtia salsinha, nem abacate, nem cebola crua, nem broto…

IMG_2985IMG_3000 IMG_3012


PEITO DE FRANGO EMPANADO COM PICADINHO DE ABACATE
(Serve 1 pessoa)

Ingredientes:

Para o frango:
1 peito de frango
1 xícara de farinha de rosca
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1/3 de xícara de salsinha (mais ou menos uma mão, um ramo, não precisa medir)
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal e pimenta do Reino
Azeite

Para o picadinho de abacate:
1 abacate
1/2 limão tahiti
1/4 de cebola roxa
1 pimenta dedo de moça pequena
1/3 de xícara do broto que você preferir (mais ou menos uma mão, um ramo, não precisa medir)
Sal e pimenta do reino
Azeite

Para servir:
1 ovo
1 colher de sopa de iogurte natura
molho de pimenta
1/2 limão tahiti

Instruções:

Picar grosseiramente a salsinha. Em um prato, colocar farinha de rosca, temperar com sal e pimenta do reino. Juntar a salsinha e o parmesão ralado, misturar. Colocar farinha de trigo e o ovo em outros dois pratos. Temperar também o ovo com sal e pimenta (lembre-se que o frango não vai ser temperado, logo o sabor vem do empanado) e bater ligeiramente com um garfo. Entre 2 folhas de papel manteiga, ou filme plástico, apertar o frango para diminuir sua espessura. Você pode usar um rolo de massa ou dar uns tapas com a mão. Depois de achatar, cortar o peito de frango em 2. Forrar um tabuleiro com papel manteiga. Passar o frango na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca. Repetir ovo e farinha de rosca para ficar com uma crosta “boa”. Colocar no tabuleiro e repetir com o outro pedaço de frango.

 Nessa etapa você pode cobrir o frango e colocar na geladeira, até estar pronta para fritar. Quando estiver pronta, esquentar uma colher de sopa de azeite em uma frigideira. Colocar o frango e fritar por mais ou menos 6-7 mins de cada lado. Depois deixar descansar um pouco sobre um papel toalha. Enquanto isso, começar a salada de abacate. Picar cebola e pimenta dedo de moça em cubinhos bem miúdos. Dividir o abacate ao meio e retirar o caroço. Com uma faca, fazer cortes longitudinais e transversais em cada uma das metades, e depois retirar da casca com uma colher os cubinhos já cortados. Transferir para uma tigela e espremer suco de meio limão. Temperar com sal e pimenta do reino, um pouquinho de azeite e misturar bem.

Fritar o ovo em uma frigideira, de preferência deixando a gema mole. Em um potinho, misturar ligeiramente o iogurte natural com o molho de pimenta.

Para montar, colocar em um prato metade dos cubos de abacate, espalhar metade da pimenta e da cebola por cima, cobrir com o restante do abacate, e colocar o resto da cebola e da pimenta. Por cima, colocar o broto que estiver usando. Dispor ao lado os dois pedaços de frango e sobre eles o ovo frito. Servir com meio limão tahiti e o molhinho de iogurte e pimenta.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *