Chia Hidratada com Geléia de Frutas Vermelhas


Oi! Ontem eu vi um amigo dizer no facebook que Janeiro era como uma Segunda Feira super longa. Há definição melhor para esse mês? Tudo bem, se você está no colégio ou na faculdade ela não se aplica. Mas para quem trabalha, como eu, essa é a melhor definição ever! Hahahahaha! E do mesmo jeito que Segunda Feira é o dia oficial da dieta, Janeiro é o mês oficial! Não é mesmo? E para não ser a única comendo muffin com doritos no jantar, aqui vai uma receita super light! (ok, eu confesso, comi muffin com doritos no jantar hoje 🙁 ).

78 6

Essa receita é ótima para ser servida no café da manhã ou como sobremesa, nesse caso vale servir em potinhos menores. Você pode usar qualquer tipo de leite para hidratar as sementes, de vaca, leite de coco, de amêndoas (meu favorito)… e colocar os complementos que quiser. Aqui eu fiz uma geleia bem ralinha de frutas vermelhas usando um pouquinho de mel. Por cima, mais frutas vermelhas e pistache, que dá um toque crocante. Mas as variações são inúmeras. Minha irmã, por exemplo, coloca cacau e faz tipo uma falsa mousse de chocolate.

5 4

E o melhor? É tão, mas tão fácil que se você usar uma geléia já pronta (eu sempre falo para fazer um pouco a mais e guardar na geladeira, é ou não é?) não vai nem chegar perto do fogão. O que é uma ótima notícia nesse calor, né? Quer dizer, no calor que está aí no Brasil, pois aqui na ensolarada Woking está um friozinho meia boca. Se é para passar frio que faça logo -5 graus C com muita neve, né? Mas não, fica nesse chove não molha eterno. Ai ai, Inglaterra…

13 2


CHIA HIDRATADA COM GELÉIA DE FRUTAS VERMELHAS
(Serve 2 pessoas para o café ou 4 para sobremesa)

Ingredientes

Para a chia:
1 xícara de leite (pode ser de coco, de vaca, de amêndoas…)
1/4 de xícara de sementes de chia
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de mel
1 pitada de sal marinho

Para a geléia:
300g de frutas vermelhas
Suco e raspas de 1/2 limão siciliano
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de canela em pó
Pimenta do reino moída na hora

Para finalizar:
Frutas vermelhas
Pistache

Instruções

Em um recipiente misturar todos os ingredientes da chia hidratada. Deixar descansar por no mínimo 2 horas (preferencialmente da noite para o dia). Mexer a mistura a cada 5 mins nos primeiros 30 mins para que os grãos de chia não grudem. Depois desses 30 mins, colocar a mistura na geladeira.

Para fazer a geleia, colocar todos os ingredientes em uma panela pequena, em fogo médio-baixo. Pode abusar da pimenta do reino, que fica incrível! Cozinhar até ponto de uma geléia bem ralinha (até que ao passar uma colher o fundo apareça). Deixar esfriar, transferir para um pote de vidro com tampa e guardar na geladeira.

Quando a chia estiver pronta (as sementes da chia, depois de hidratadas transformam a mistura em uma espécie de mingau), dividir a mistura em potinhos. Colocar uma colher de geléia por cima e finalizar com as frutas frescas e sementes de pistache.

Comer!

Comentários

    • Carolina diz

      Que delicia, Joana! Esqueci que quando temos filhos acabamos tirando as férias junto com eles! Meu futuro próximo! Fico feliz que tenha gostado! Aproveite as férias! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *