Panqueca de Abobrinha e Cenoura


Hallo! Sim, o oi hoje é em alemão pois acabei de voltar de Berlin! É sempre muito bom ficar com minha querida prima nessa cidade tão foda maneira! Quero voltar e ficar pelo menos uns 10 dias para perambular sem rumo com o maridão do lado. Planos para o futuro. <3 <3 Aconteceu uma coisa engraçada esse fim de semana, eu experimentei duas coisas novas com o mesmo ingrediente e desenvolvi uma pequena obsessão. O post hoje não tem nada a ver com isso, mas pode ter certeza o próximo terá, pois não consigo pensar em outra coisa. Só que por enquanto, foca nessa panqueca de abobrinha e cenoura. 🙂

54

Foca porque? Você me pergunta. Foca pois ela vai te salvar quando você tiver um monte de pedaço de qualquer coisa na geladeira, morrendo de medo pois em 1 dia ou 2 vai ter que jogar toda aquela comida no lixo! O.o Não que não valha a pena ir no mercado comprar os ingredientes específicos dessa receita. Vale e muito! Porém o mais interessante é o potencial para usar aquela batata esquecida na cesta, aquele monte de erva murchando na geladeira, aquele pedacinho de alho poró que sobrou… tudo isso vai virar uma panqueca super saborosa!

339

Na receita eu sugiro alguns acompanhamentos, como o picles de cebola roxa que usei na salada de frango (clica aqui) e ovo cozido, que fazem dessa panqueca um almoço leve. Mas ela também fica ótima para um brunch (é bem comum aqui na Inglaterra, eles chamam de fritters), ou se feita menorzinha, vira uma boa entrada. O que importa é que é deliciosa e super versátil. E leve o suficiente para comer nesse calorzão doido que está fazendo aí, né?

8 7 66 1


PANQUECA DE ABOBRINHA E CENOURA
(Serve 2 pessoas como almoço)

Ingredientes

Para a panqueca:
1 cenoura
1 abobrinha
1/2 cebola roxa
2 dentes de alho
1/2 bulbo de erva doce
1 talo de alho poró
1 punhado de coentro
Algumas folhinhas de erva doce
1/4 de xícara de farinha
1 ovo
50g de queijo feta
Sal e pimenta do reino

Acompanhamento:
1/2 cebola roxa
Vinagre de vinho branco
1 ovo
Queijo feta
Coentro
Broto de sua preferência ou micro folhas
Mel
Pimenta do reino
Páprica

Instruções

 Ralar a cenoura e a abobrinha. Colocar em uma peneira com uma boa pitada de sal. Deixar sobre um recipiente por no mínimo 10 mins. Enquanto isso picar o alho, cortar a cebola em fatias finas, fatiar o alho poró e desfazer suas rodelas com a mão, fatiar o bulbo de erva doce, picar grosseiramente o coentro, separar as folhinhas de erva doce e esfarelar o queijo feta com as mãos. Colocar tudo em um recipiente grande. Após os 10 mins, a cenoura e a abobrinha terão soltado bastante água. Espremer bem para descartar esta água (aqui você pode usar um papel toalha grosso para te ajudar) e acrescentar os legumes ralados à tigela grande. Bater levemente 1 ovo e juntar à mistura, colocar um pouco de sal (apesar de você ter colocado bastante sal na cenoura e na abobrinha, boa parte dele saiu com a água) e bastante pimenta do reino moída na hora. Misturar. Juntar a farinha e misturar até que esteja tudo bem incorporado.

Esquentar uma frigideira anti-aderente pincelada com um pouco de azeite. Com a mão, pegar um pouco de massa, fazer uma bolinha, achatar e colocar na frigideira, mais ou menos 5 mins de cada lado ou até que fique dourado. Reservar e repetir o processo até que a massa acabe.

Para servir, fazer um picles rápido de cebola roxa. Fatiar a cebola bem fina, colocar em um recipiente fundo e cobrir com vinagre. Deixar por no mínimo 15 mins antes de usar, mas fique sabendo que quanto mais tempo melhor (note que esse picles dura bastante na geladeira e você pode usar para dar um up em várias coisas, desde um sanduba até uma saladinha de folhas verdes). Dividir as panquecas em dois pratos, cobrir com um punhado de brotos ou com micro folhas e um pouco de queijo feta esfarelado. Sobre as folhinhas, espalhar 1/2 colher de chá de mel. Colocar em cada prato, metade de um ovo cozido (tirar o ovo 5mins depois da água ferver para uma gema mole) com um pouco de páprica por cima. Finalizar com algumas folhas de coentro e um pouco de pimenta do reino.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *