Madeleines de Sálvia com Limão


Bom Sábadoooooo com madeleines para todos!!!! E que Sábado gostosinho, né? Clima ameno, bem fresquinho…. acordei cedo e fui na Cobal comprar umas ervas, estavam todas tão bonitas…. não sei porque, mas isso me deixou super feliz. Comprei um raminho de sálvia para colocar na massa de madeleines que estava descansando na bancada. Passei pela baiana e resisti bravamente à acarajé, que estava com uma cara super apetitosa como sempre. Fui em outra lojinha comprar mel orgânico e suco. Pronto, só isso foi o suficiente para deixar a sensação de dever cumprido. Perceba que eu não sou muito exigente com as tarefas do fim de semana, né?

1 2 3

Enquanto a massa descansava pela segunda vez, eu fiz o almoço (tilápia no forno com manteiga de pimentão vermelho e outras coisinhas mais). Todos de barriga cheia e satisfeitos, foi hora de colocar as madeleines no forno, torcendo para que ficassem com aquele montinho típico na parte de trás! Não ficou um mega montinhoooo, mas o suficiente para me deixar satisfeita (já disse que não sou muito exigente com as tarefas do fim de semana hehehe). E a casquinha? Super crocante. E o interior? Fofinho. Felicidade em forma de conchinha.

5 6 7

Normalmente eu faço um glacê de açúcar e limão para colocar em cima dos bolinhos, ou mergulho a ponta deles em chocolate e deixo secar. Mas dessa vez quis deixar simples para sentir o gosto da sálvia, que fica bem delicado e fácil de ser mascarado. É uma combinação certeira – sálvia e limão siciliano. Eu gosto. Não é tão comum como sálvia e manteiga dourada (brown butter), mas é super gostosa. Eu também costumo colocar na massa uma colher de sopa de mel, que deixa a madeleine mais úmida. Como esse é um bolinho que leva bastante manteiga, e é pequenino, ele seca muito rápido. O ideal é comer logo depois de assar. Mas a massa pode dormir na geladeira, assim pode-se assar metade em um dia, comer, e assar novamente no dia seguinte. 🙂

8 9 10


MADELEINES DE SÁLVIA E LIMÃO
(Rende 20 unidades, dependendo do tamanho da forma)

Ingredientes

100g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de baunilha
Raspas de 1 limão siciliano
125g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de leite
65g de manteiga
~10 folhas de sálvia picadinhas
1 colher de sopa de mel

Instruções

Em uma batedeira bater os ovos até dobrarem de tamanho e juntar o açúcar ao poucos. Quando a mistura ficar branquinha e aerada, juntar a baunilha e as raspas de limão. Misturar. Em uma tigela, peneirar a farinha junto com o fermento e o sal. Incorporar a farinha na mistura de ovos com uma espátula. Juntar o leite. Deixar descansar por 30-40 mins. Enquanto isso derreter a manteiga. Picar a sálvia em pedacinhos bem pequenos. Quando a manteiga tiver derretida, retirar do fogo, juntar a sálvia e o mel. Retornar ao fogo e mexer até que o mel dissolva. Deixar esfriar.

Depois do primeiro descanso, incorporar a manteiga à massa. Mexer apenas até que tudo esteja homogêneo. Deixar a massa descansando em um local fresco por mais 30-40 mins (ou você pode colocar na geladeira para assar as madeleines no dia seguinte). Pré-aquecer o forno a 190 graus C. Com a ajuda de uma colher, colocar a massa na forma de madeleines, enchendo cada conchinha até a metade. Assar por 7-10 mins. Servir quentinho.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *