Bolinho de Pistache com Açafrão


Ultimamente estamos viciados em pistache! De vez em quando temos umas fases de comer MUITO uma determinada coisa, sabe? E agora é a vez do pistache! Lembra daquele bolinho de amêndoas que fiz há um tempão atrás? Então, usei aquela receita como base para esta, trocando as amêndoas pelo pistache. Mas como eu queria usar brown butter (manteiga dourada), mudei um pouco a maneira como os ingredientes eram misturados. O resultado foi um bolinho super castanhudo, fofinho, com um gosto simples… daqueles que dá para comer sem enjoar. Um verdadeiro perigo!

IMG_4512 IMG_4482 IMG_4479

E o glacê é uma história à parte! Feito com mel, suco de limão tahiti e um pouco de açúcar de confeiteiro, leva um toque de açafrão que faz toda a diferença! Um pouquinho de pistache em pedaços por cima e pronto! Bolinhos fofinhos prontos para serem devorados. Aqui eu usei umas forminhas de brioche que trouxe de UK, mas qualquer mini forminha serve. Como a maior parte das minhas receitas, rende apenas 3-6 bolinhos, dependendo do tamanho da sua forma. Mas isso, eu não canso de repetir, é uma coisa boa! Porque se não a gente come tudo de uma vez! Se um dia precisar de um número maior de bolinhos, é só dobrar a receita!

IMG_4500IMG_4526 IMG_4506

Como as forminhas de brioche são bem fundas, eu fiquei apenas com 3 unidades. Isso se tornou um grande problema a partir do momento que eu percebi que não tinha mais açafrão em casa! Eu não podia tirar a foto sem o glacê, já era tarde, e os bolinhos estavam ali cheirosinhos olhando para gente. O marido já reclamando que era uma injustiça não poder comer nem um bolinho se quer! Liberei um, dividimos. 20 mins depois: “Mas como assim eu não posso comer mais um bolinho? Socorro!”… lá se vai o segundo. 🙁 O último tive que esconder bem escondido, trancado à sete chaves,  ou não haveria foto, nem post…

IMG_4511 IMG_4498 IMG_4531


BOLINHO DE PISTACHE COM AÇAFRÃO
(Rende 3-6 bolinhos)

Ingredientes

Para a massa:
75gr de manteiga sem sal
100gr de açúcar
1 ovo
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas
raspas de 1 limão tahiti
75gr de farinha
50gr de pistache triturados
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal (se seu pistache for salgado, não coloque sal)
4 colheres de sopa de iogurte natural

Para o glacê:
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de suco de limão tahiti
1 pitada de açafrão (mais ou menos 20 fiapos)
Pistaches picadinhos

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Se seus pistaches tiverem cascas, tira-las e processar até que se forme uma farinha (não se preocupe em tirar a pele). Em uma panelinha pequena, colocar a manteiga, esperar derreter e ficar mexendo com um fuê até que fique com uma cor dourada e um cheiro acastanhado. Desligar o fogo, juntar o iogurte, misturar e reservar para que esfrie.

Em uma tigela misturar bem a farinha, fermento, sal (apenas use sal se os pistaches não forem salgados), e os pistaches triturados. Em outra tigela, bater o ovo com açúcar até formar um creme claro e levinho. Acrescentar o extrato de baunilha e de amêndoas, as raspas do limão e bater mais um pouquinho.

Juntar 1/3 da mistura de farinha, bater rapidamente até misturar, juntar metade da mistura de manteiga dourada, bater mais uma vez apenas até misturar. Mais 1/3 da farinha, bater, metade da manteiga, bater, o resto da farinha, e bater pela última vez. Bater sempre só até misturar os ingredientes, bater em excesso deixa a massa dura.

Dividir a massa nas forminhas e assar por 20-30 mins ou até que um palito inserido no meio da forma saia limpo. Retirar do forno, esperar 5-10 mins, desenformar sobre uma grade e deixar esfriar. Enquanto isso fazer o glacê. Em uma panelinha, esquentar rapidamente o mel e o suco de limão. Colocar o açafrão, tampar a panela e deixar por 15 min. Coar a mistura para retirar os fiapos de açafrão, misturar o açúcar, e espalhar sobre os bolinhos. Finalizar com mais uns pedacinhos de pistache.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *