Salada de Ervilha e Brócolis


Socorro! Copacabana é um milhão de vezes mais agitada que meu antigo bairro, sinto que estou morando no meio do burburinho carioca. Fora as coisas para resolver no apê… que estão me levando à loucura. Mas aí, sentada aqui na mesa de jantar escrevendo esse post, olho para frente e vejo o caldo de galinha fervendo no fogão, para baixo, e vejo um chão bicolor de taco antigo lindo de morrer, para o lado, e vejo um pé direito alto com janelas que vem do teto quase até o chão. Pronto, lembro o porquê de ter vindo para cá. E para me ajudar nesse período de transição, nada melhor do que pratos reconfortantes e bem práticos. Essa salada de ervilha e brócolis é um deles.

IMG_5137 IMG_5174

Na verdade eu ia fazer uma ervilha francesa, que é como um refogado de ervilha que leva bacon e alface… uma verdadeira delícia! Já provaram? Mas como a idéia também era levar um pouco na marmita do dia seguinte, acabei fazendo essa salada que, vamos dizer, aguenta mais o tranco da viagem. 🙂 Comemos ela como acompanhamento para um frango assado (sim, a carcaça desse frango é quem está na panela aqui em frente produzindo um belo caldo). Eu adorei a combinação da ervilha, com brócolis, hortelã e, adivinhem? Limão siciliano! Hehehehe. Ficou bem levinha, e quanto mais você deixa a salada de lado, mais gostosa ela fica.

IMG_5163 IMG_5153

Acabei de lembrar outro drama da casa nova… ainda não sei os melhores lugares para tirar foto, nem as horas mais adequadas para usar cada um deles. Como ultimamente não tenho conseguido passar o fim de semana em casa, fica difícil analisar isso direitinho. Tudo precisa ser fotografado às pressas pela manhã. E vai ser assim até o último fim de semana de Abril. Ah… como tenho planos para esse último fim de semana de Abril! Hehehehehe. Mas chega de churumelas, vamos logo para a receita!

IMG_5158 IMG_5136


SALADA DE ERVILHA E BRÓCOLIS
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

1 saco de ervilhas congeladas
1 brócolis pequeno
1 limão siciliano
1 ramo de hortelã
Azeite
Sal e Pimenta do reino

Instruções

Colocar uma panela de água para ferver com um pouco de sal. Cortar o brócolis em floretes. Preparar uma tigela grande com água gelada (colocar umas pedras de gelo). Quando ferver, acrescentar a ervilha congelada e boa parte das folhinhas de hortelã (reserve algumas para finalizar a salada). Quando as ervilhas estiverem quase boas, acrescentar o brócolis e deixar ferver por mais 30 segundos.

Ao final dos 30 segundos, escorrer tudo em uma peneira grande e transferir para a tigela com água gelada para cortar o cozimento (você quer que tudo fique al dente). Escorrer novamente até tirar todo o excesso de água. Colocar ervilha, brócolis e hortelã na tigela onde for servir. Temperar com sal e pimenta do reino moída na hora, juntar o suco e as raspas de 1/2 limão e cobrir tudo com bastante azeite. Misturar e finalizar com as folhinhas de hortelã reservadas. Deixar descansar um pouco e servir com a outra metade do limão, cortada em fatias.

Comer!

Comentários

    • Carolina diz

      Que legal, Paulo! Ter um blog de receitas é uma aventura deliciosa! Parabéns! Sua torta de limão parece ótima!
      Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *