Bolo de Chocolate e Amendoim


Lá vou eu viajar a trabalho. Amanhã vou amanhecer na Inglaterra. Dois pontos positivos, é primavera e são apenas 3 semanas. Nem imagino como é a cozinha do apartamento em que eu vou ficar, logo a quantidade e a qualidade dos posts nessas próximas semanas é um mistério. Como uma boa procrastinadora, acordei e fui fazer um bolo. Agora estou aqui escrevendo esse post. E a mala? Que mala? Daqui a pouco eu faço. Mas sério, estou apaixonada pela massa desse bolo. Gostinho de chocolate, perfume de café, e mesmo assim leve (a menos que você tenha comido quantidades exageradas como eu acabei de comer). Fiz um creme de manteiga com amendoim, e recheei com ganache de chocolate amargo.  Sobrou um pouco de massa, então fiz alguns bolinhos individuais. Esses já não existem mais.

IMG_5662 IMG_5654 IMG_5650 IMG_5689


BOLO DE CHOCOLATE E AMENDOIM
(Rende 1 bolo de 15cm com 2 camadas e 4-5 bolinhos individuais)

Para a massa do bolo:
1 xícara menos 2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colher de sopa de maizena
1 colher de chá de fermento
Uma pitada de sal
1/4 de xícara de leite integral
1/4 de xícara de iogurte grego
60g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de café forte ou expresso
2 ovos
180g de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha

Para o creme de manteiga:
100g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de manteiga de amendoim (eu faço a minha, mas pode ser comprada)
3 colheres de sopa de leite integral
1 pitada de sal

Para a ganache:
100g de chocolate amargo (70%)
1 xícara de creme de leite
1 pitada de sal marinho

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Em uma panela pequena, misturar a manteiga, o leite, o iogurte, o café e o chocolate em pó. Esquentar em fogo baixo até a manteiga derreter e reservar. Em seguida, misturar a farinha, a maizena, o sal e o fermento (peneirar farinha e maizena) e reservar. Bater o ovo e o açúcar até a mistura crescer e ficar bem clarinha. Juntar o extrato de baunilha.

Com a batedeira na velocidade baixa, juntar as misturas de farinha e leite, alternadamente. Sempre começar e acabar pela farinha. Bata só até incorporar tudo. Lembre-se que após adicionar a farinha a um bolo, deve-se bater o mínimo possível.

Dividir a massa entre 2 formas redondas de 15 cm e 4-5 forminhas de bolinhos individuais. Assar mantendo a temperatura do forno por 25-40 mins para o bolo e 18-25 mins para os bolinhos. Começar a checar depois de 18 mins. Fazer o teste do palito.

Para o creme de manteiga, bater manteiga e açúcar até ficar branquinho e fofo. Acrescentar a manteiga de amendoim, a pitada de sal e o leite (ajuste a quantidade de leite, caso necessário).

Para a ganache, colocar o chocolate em pedaços em uma vasilha pequena. Esquentar o creme de leite em uma panela. Assim que começar a ferver, jogar sobre o chocolate e esperar um pouco. Colocar o sal e mexer bem até que a mistura fique homogênea. Note que rende mais ganache do que você vai usar, mas deixe na geladeira e coma de colher!

Para montar o bolo, faça uma barreira de creme de manteiga no perímetro da primeira camada de bolo. Recheie com o ganache e cubra com a segunda camada. Cubra o bolo inteiro com uma fina camada de creme de manteiga. Para os bolinhos individuais, faça um buraquinho pequeno no meio com uma colher de café, coloque ganache. Cubra com creme de manteiga.

Chamar amigos!

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    peanuts and chocolate = one of my favorite combinations. i am scared i will eat the peanut buttercream before i ice the cake! 🙂 translate-help question, carolina: the outside crumb garnish decoration… what are those please?

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *