Crostini de Uvas Assadas


Espero que todo mundo tenha tido um ótimo dia das mães, principalmente quem é mãe. Por aqui foi bem calmo. Fiquei com preguiça de ir para Londres, então acabei passando o dia em casa. Dei apenas uma saidinha – fui comprar essa faca que é muito amor e alguns ingredientes para um crostini que eu queria fazer. Isso tudo com o intuito de dar uma animada, né? Pois ninguém gosta de passar dia das mães longe da mamis. 🙁 Até que funcionou, fiquei super feliz com esse crostini de uvas assadas. Meu deus! Que delícia!

IMG_5779 IMG_5826IMG_5769

Já tem um tempo que eu queria fazer algo com uva que normalmente faria com tomate. A minha inspiração inicial foi minha eterna girl crush Molly Yeh. Ela fez isso, isso, e isso aqui. :p Como escutei de algumas pessoas que não aguentavam mais bruschetta e crostini, que já estava batido e tal (super descordo, um clássico nunca será batido, principalmente se ele é a base para infinitas invenções), resolvi inovar no recheio para trazer essas entradas super práticas de volta para o coração de quem tinha enjoado! Uhull! Não vejo a hora de fazer essas uvas novamente, para acompanhar um bom assado, por exemplo. Quem resiste?

IMG_5761 IMG_5800IMG_5765


CROSTINI DE UVAS ASSADAS
(Rende 8-10 crostinis)

Ingredientes

1 baguete
1/2 dente de alho
1 cacho de uva preta (preferencialmente sem semente)
Ramos de tomilho
125g de queijo de cabra macio (ou queijo tipo feta)
1/2 limão siciliano
Sal marinho e pimenta do reino
Azeite

Instruções

Pré-aquecer o forno a 200 graus C. Colocar o cacho da uva em um tabuleiro pequeno com 3-4 raminhos de tomilho e regar com azeite. Levar ao forno por 10-15 mins ou até que as uvas comecem a murchar e estourar. Retirar do forno e polvilhar com sal marinho. Reservar. Cortar uma baguete em fatias de 1 dedo e meio. Assar por 5 mins ou até que fiquem levemente douradas. Assim que retira-las do forno, esfregar levemente o dente de alho em um dos lados. Reservar.

Separar as folhinhas de tomilho (mais ou menos 1 colher de sopa rasa) e picar bem. Colocar em uma tigela junto com o queijo de cabra, o suco de 1/2 limão e bastante pimenta do reino moída na hora. Misturar com um garfo. Acrescentar, enquanto mistura, suficiente azeite para que fique com uma consistência de pasta (devo ter acrescentado mais ou menos 1 1/2 corlheres de sopa). Provar e acrescentar sal, caso necessário.

Para montar, passe a pasta de queijo de cabra sobre a fatia de pão e coloque 3-4 uvas em cima. Repita com todas as fatias. Finalize com um pouquinho do molho que se forma no tabuleiro e umas folhinhas de tomilho. Sirva como entrada ou comidinha.

Comer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *