Salada de Beterraba em Conserva e Maçã


Obaaaaaaaa, comida rosa! Hehehehe! Comida rosa é sempre boa, né? Não tem como não ser. Essa salada de beterraba em conserva e maçã não é excessão. Outro dia fomos passar o feriado escalando em SBS e na volta paramos em Penedo. Fomos em um restaurante escandinavo, a comida estava bem mais ou menos, mas tinha uma saladinha de beterraba super boa. Quando o marido disse que tinha sido a melhor beterraba que ele já havia comido, decidi fazer a minha versão.

1 2

Aí começou a fase de pesquisa, o que não foi um grande problema pois eu tenho fixação por qualquer coisa escandinava! Alou decoração com estilo escandinavo! Alou quarto de baby todo branquinho com alguns pontos de cor! Alou bolo de chocolate sem farinha sueco! :p A primeira descoberta foi que essa salada é feita com beterraba em conserva. E como aqui não é muito comum de achar, tive que fazer a minha. A partir daí é bem fácil, nada muito diferente da nossa maionese de batata.

3 4

Vi em várias receitas que era comum colocar maçãs. A do restaurante não tinha, mas gostei bastante da idéia, então resolvi colocar também. Para a conserva, experimentei com algumas especiarias – cravo, anis, canela – e algumas folhas de louro. Amei o resultado, dá um gostinho super especial na salada. A conserva rende bem mais do que a salada pede, mas como dura bastante, você pode ir usando aos poucos. Faça mais salada ou use a beterraba em sandubas ou para comer com peixe defumado. E a pergunta que não quer calar: O maridão preferiu a minha salada ou a do restô em Penedo? Diz ele que a minha, mas é suspeito…

5 6


SALADA DE BETERRABA EM CONSERVA COM MAÇÃ
(Serve 2 pessoas como acompanhamento)

Ingredientes

Para a conserva:
4 beterrabas
1/2 colher de chá de canela em pó
2 anis estrelados
3-4 cravos
5-6 bolinhas de pimenta do reino
2-3 folhas de louro
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de vinagre de vinho branco
2 xícaras de água
1 colher de chá de sal

Para a salada:
1 xícara de beterraba em conserva cortada em cubinhos
1 maçã vermelha
100gr de iogurte natural
1 colher de chá de mostarda dijon
Sal

Instruções

Pré-aquecer o forno a 220 gras C. Lavar as beterrabas e colocar em uma assadeira pequena. Colocar água suficiente para cobrir o fundo e cobrir com papel aluminio. Assar por uns 40-60 mins ou até que as beterrabas estejam cozidas. Enquanto isso, colocar o vinagre, a água, o açúcar e o sal em uma panela e levar ao fogo. Deixar ferver, baixar o fogo e deixar por mais 5mins até que o açúcar dissolva.

Descascar as beterrabas e cortar em fatias grossas. Colocar as especiarias e o louro em um pote de vidro grande, juntar a beterraba e cobrir com a mistura de vinagre, misturar. Tampar e guardar em lugar arejado ou na geladeira. Esperar no mínimo 12 horas antes de usar.

Para a salada, cortar 1 xícara de beterraba em conserva em cubinhos pequenos. Cortar a maçã em volta do miolo e depois em cubinhos pequenos. Juntar com a beterraba, acrescentar o iogurte e a mostarda, um pouco de sal e mexer bem. Deixar descansar um pouco para que os sabores se misturem.

Comer!

Comentários

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *