Sorvete de Mirtilo


Tudo bem, venhamos e convenhamos que isso não é sorvete. Mas parece. E é gostoso. Então vou chamar de sorvete. E quando eu tiver um pirralho, vou fazer para ele e vou falar que é sorvete. Até o dia que ele for para a Itália e experimentar um de pistache na Grom. Aí talvez seja a gota d’água. Depois do Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, cegonha e coisa e tal, o moleque vai descobrir que sorvete não é feito de banana congelada, vai colocar a mochila nas costas e sair por aí nesse mundão. E eu vou ficar aqui, esperando ele voltar. Pois é isso o que as mães fazem. Mas até lá, vai rolar muito “sorvete” de mirtilo. E de vez em quando até “sorvete” de chocolate com manteiga de amendoim vai rolar.

1 2 3

Mas sério, é sorvete fake, mas é bom. Principalmente acompanhado dessas pedrinhas de mel! A primeira vez que vi essas pedrinhas foi no café da manhã do Cláudio e da Yuri. Um casal de amigos que moram em São Bento, têm um chalé e servem o melhor café da manhã DO MUNDO. Sério, vai lá! O Cláudio também é mestre em panificação com fermentação natural e já me deu várias aulas. A Yuri sabe tudo sobre chá, tem um blog que trata do assunto, o Chá, Arte e Vida, e dá uns cursos bem legais. Eu acho fantástico ter amigos que são muito bons em determinadas coisas, principalmente em coisas que não são muito minha praia. Por falar nisso, se você é muito bom em fazer cerveja em casa, eu estou precisando de um amigo assim. Fica a dica.

4 5 6

Voltando ao sorvete, a receita precisa de um pouco de planejamento, mas não é nada de mais. Basta descascar as bananas e colocar para congelar com os mirtilos na noite anterior. Voilà! Depois é só bater junto com os outros ingredientes, voltar a mistura para o congelador, e ir desfrutando ao longo do dia. As pedrinhas de mel são opcionais, mas altamente recomendáveis. A menos que você esteja de dieta. Aí é melhor deixar de lado. E agora um último recado antes da receita, estou voltando para UK por um mês. Pois é, 1 semaninha em casa, mal deu para matar a saudade do marido…

7 8 9 10 11


SORVETE DE MIRTILO
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

Para o sorvete:
4 bananas pequenas
150g de mirtilo
1 pedaço de 2 cm de gengibre
Raspas de 1/2 laranja importada
1 colher de sopa de mel

Para as pedrinhas de mel*:
1 colher de sopa de mel
100g de açúcar
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1 pitada de sal marinho

Instruções

Na noite anterior, descascar as bananas, cortar em pedaços pequenos e congelar junto com o mirtilo. Para fazer o sorvete, colocar os pedaços congelados de banana no processador e bater até formar um creme. Adicionar o mirtilo, o gengibre descascado e cortado em pedaços menores, as raspas de laranja e o mel. Bater mais um pouco (apenas o suficiente para processar os mirtilos) e transferir a mistura para uma tigela de metal (é uma boa ideia coloca-lá no congelador antes de usar). Colocar no congelador e mexer a mistura 2 vezes com intervalos de 30 mins.

Para as pedrinhas de mel, colocar uma folha de papel manteiga sobre um tabuleiro e untar com um pouco de azeite. Colocar o açúcar e o mel em uma panela de fundo grosso sobre fogo baixo. Deixar o açúcar derreter e esperar ficar com uma cor âmbar clara. Durante esse processo, não mexer a mistura, apenas inclinar a panela de uma lado para o outro, se precisar. Desligar o fogo, colocar uma pitadinha de sal, juntar o bicarbonato e mexer rapidamente com um fuê. A mistura vai espumar e crescer. Transferir para a forma, polvilhar com mais um pouco de sal marinho e esperar endurecer. Assim que esfriar e endurecer, quebrar em pedaços menores e guardar em recipiente hermeticamente fechado.

Servir o sorvete com as pedrinhas de mel.

Comer!

*A receita das pedrinhas de mel foi inspirada na receita do Cláudio, nessa da GoodFood, e em várias outras que eu li por aí. A maioria usa glucose de milho (karo), que eu resolvi omitir. Imagino que a glucose dê um pouco mais de sustentação para as pedrinhas, deixando-as mais aeradas. Como eu não uso glucose para mais nada, preferi deixar de fora.

 

Comentários

  1. diz

    Nossa, que legal ver os favinhos de mel nessa belezura! Derrubamos um cacho de banana aqui e vai sobrar um monte pra tentar fazer “sorverte”, vou experimentar com alguma outra fruta que eu tenha por aqui. Boa inspiração!!
    E obrigado pelas palavras, volte logo!!
    Bjs

    • Carolina diz

      Oieeeee! Vai ter “sorvete” pra dar e vender, então… rs… O Miguel gosta com manteiga de amendoim e chocolate. 🙂

      Vou voltar no auge da temporada, aí já vamos para SBS. Vou tentar treinar nesse período que estou aqui.

      Beijo!

  2. diz

    hahaha, adorei o sorvete fake, Carol!
    parece uma delícia, vou provar!

    outra coisa que adorei é estar na lista das suas inspirações!
    posso retribuir o carinho?
    me passa um endereço que eu possa te enviar uma coisinha…
    😉
    beijos!

    • Carolina diz

      Oi, querida! Mas não precisa retribuir, né? Eu amo seu blog!!!

      Esse seu sorvete falso é um quebra galho! :p Mas uma hora ainda vou comprar uma máquina de sorvete e fazer suas receitas maravilhosas!

      Beijos <3

  3. FoodGeekGraze diz

    i really find your combination of bananas, blueberries, ginger, orange zest, and honey very, very clever yummy. i make banana combination “ice creams” many times a week. i am going to make this soon! my tummy dances. obrigada obrigada obrigada 🙂

    • Carolina diz

      Hahahaha! De nada! Banana “ice cream” are the best fake ice cream in the world! Thank you for the lovely words! 🙂

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *