“Crumble” Vegano de Mirtilo e Maçã


É socialmente aceitável jantar crumble em um dia e comer no café da manhã seguinte? Pois eu vou fazer isso. E se alguém reclamar, eu falo logo que é vegano. Ou seja, é tipo salada. Saudável. Então pode. 🙂 Ainda bem, pois eu não consigo parar de comer! O recheio de frutas é doce e azedinho! A cobertura super rica, com um gosto maravilhoso de amêndoas e coco, fica fofinha no meio e crocantinha em cima. Não dá para parar de comer. A maçã no recheio tem um papel essencial – adoça e traz textura. Não deixe de colocar! Ah, e se você cortou o glúten da sua dieta, procure uma aveia que seja cultivada e comercializada em seu estado puro, pois no Brasil e na Europa a maioria é cultivada e processada junto com o trigo, que contém glúten. Eu, que não tenho nenhum problema com glúten, e pelo contrário, até gosto do bendito, comprei aveia comum mesmo.

Crumble de Mirtilo e Maçã Crumble de Mirtilo e Maçã Crumble de Mirtilo e Maçã Crumble de Mirtilo e Maçã Crumble de Mirtilo e Maçã


“CRUMBLE” DE MIRTILO COM MAÇÂ
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

Para o recheio:
200g de mirtilo
1 maçã
Suco e raspas de 1/2 limão siciliano
Sementinhas de 1 favo de baunilha
1 colher de sopa de mel
1 pitada de sal

Para o crumble:
1/4 de xícara de coco ralado
1/4 de xícara de aveia
2 colheres de sopa de amêndoas trituradas
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de mel
1 colheres de sopa de óleo de coco
1 pitada de sal
1 colher de sopa de amêndoas em lasca

Instruções

Pré-aquecer o forno a 200 graus C. Cortar a maçã em cubos pequenos descartando o miolo. Não precisa descascar. Juntar maçã, mirtilo, raspas e suco de 1/2 limão, 1 colher de sopa de mel e 1 pitada de sal na travessa onde irá assar o crumble. Com uma faca, cortar a fava da baunilha no sentido do comprimento, retirar as sementinhas e junta-las à mistura de frutas. Misturar tudo e reservar.

Em uma travessa grande, juntar todos os ingredientes do crumble com exceção das lascas de amêndoas. Misturar bem, com as mãos ou com uma colher de pau. Espalhar o crumble por cima das frutas, e por último colocar as amêndoas. Levar ao forno por 20 mins, ou até que o recheio esteja borbulhando e o crumble dourado.

Comer!

 

Comentários

  1. diz

    oi Carol! que delícia de receita! Tô testando umas receitas de crumble em casa, mas até agora não curti nenhuma de verdade! Quero testar a sua! 😉 Qual temperatura levo para assar no forno? bjinhos!

  2. FoodGeekGraze diz

    i am a freak for crumbles. i usually have to make double because my piggy self eats so much of it as i am in prep mode that i always run out. i have never done the coconut and almond thing. i am having a “rabbit carrot top duh” deja vu moment here, carolina (please refer to your baby carrots and pesto post if this sounds like weird nonsense rambling to you). your crumble is so very simple and so very brilliant.

    • Carolina diz

      Thank you! I totally get the double part of your comment! Who can resist a warm crumble with cream or ice-cream??? I can’t!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *