Espinafre Assado com Ovo e Cogumelos


Oieeeeee, Como anda tudo por aí? O domingo aqui está bem preguiçoso. Acordei tarde, fui fazer umas comprinhas no mercado, fiz o almoço, e agora estou no sofá procrastinando (tenho que checar um relatório para o trabalho hoje ainda). Mas sem culpa, viu? Ontem o dia foi tão agitado, que hoje não poderia ser diferente. Passei o dia em Londres com amigos queridos, e comemos, comemos, bebemos, e comemos… Foi uma delícia! <3 Devido ao abuso gastronômico, queria comer algo mais leve hoje, mas não estava a fim de saladinha. Queria algo reconfortante. Como andei testando essa receita de espinafre assado semana passada, uni o útil ao agradável – resolvi fazer para o almoço e aproveitar para fotografar para o blog. 🙂

Espinafre Assado Espinafre Assado Espinafre Assado

Quando pequena, eu era meio chata pra comer… não rolava salada e tal… Sopa, só com muito queijo. Legumes, só na forma de suflê de cenoura, e arroz com creme de espinafre. E não era qualquer creme de espinafre! Tinha que ter muito molho branco, queijo, e ovo cozido!!!!!! Eu, chata que só, amava esse prato, e ele vem morando na minha cabeça já tem um tempinho… Resolvi então mexer aqui e alí, e fazer uma versão para o blog. Na primeira tentativa, coloquei um monte de molho branco (bechamel), me deixando levar um pouco pela nostalgia. Não que tenha ficado ruim, mas não seguia muito o meu estilo na cozinha (e eu tenho estilo?).  Resolvi omitir o arroz, diminuir o molho, dar uma apimentadinha e colocar o ovo para assar!

Espinafre Assado Espinafre Assado Espinafre Assado

A receita abaixo é suficiente para uma pessoa. Assim é só dobrar, triplicar, quadruplicar, de acordo com sua necessidade. Uma opção perfeita como prato ou entrada vegetariana. Mas atenção! Quando colocar no forno, são apenas 10-15 minutinhos. Fique de olho, pois você quer apenas cozinhar a clara, e manter a gema molinha. Não vai dar uma volta pela casa e lavar toda a louça como eu, meu ovo QUASE ficou um desastre! Mas ainda o salvei a tempo de não perder toda aquela gema molinha… Ufa! Você pode servir com uma saladinha verde e umas fatias de pão – esse prato pede por um bom sourdough! :p

 Espinafre Assado  Espinafre Assado Espinafre AssadoEspinafre Assado


ESPINAFRE ASSADO COM OVO E COGUMELOS
(Serve 1 pessoa)

Ingredientes

1/2 colher de chá de farinha
1/2 colher de chá de manteiga
1/4 de xícara de leite
1 dente de alho
2 raminhos de tomilho
2 mãos cheias de espinafre (ele murcha bastante, vai parecer muito, mas não é)
100g de cogumelo paris
2 colheres de chá de parmesão ralado na hora
Azeite
Sal e Pimenta do Reino
Chili em flocos

Instruções

Começar pelo molho bechamel. Se estiver fazendo para 1 pessoa apenas, usar a menor panelinha que tiver. Derreter a manteiga, juntar a farinha, misturar. Acrescentar o leite, sempre mexendo. Temperar com sal e pimenta do reino.  Mexer com um fuê até engrossar. Reservar.

Pré aquecer o forno a 220 graus C. Cortar o alho e os cogumelos em fatias bem finas. Esquentar um pouco de azeite em fogo médio. Juntar os raminhos de tomilho e o alho. Quando o alho estiver dourado, juntar o espinafre. Temperar com sal e pimenta do reino e mexer por 1 minutinho até murchar. Desligar o fogo e juntar os cogumelos fatiados.

Colocar uma colherzinha do molho no fundo de um recipiente pequeno que possa ir ao forno. Colocar metade da mistura de espinafre, mais umas colheradinhas do molho espalhando aqui e alí. Colocar o resto do espinafre e as últimas colheradas do molho em cima. É bem pouco molho bechamel mesmo, não se preocupe. Espalhar o parmesão ralado e quebrar o ovo no topo. Por cima do ovo, colocar um pouquinho de sal e polvilhar o chili em flocos a gosto. Levar ao forno por 10-15 mins ou até que a clara do ovo esteja cozida e a gema ainda molinha.

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    carolina, thank you for walking thru your blog with me. so far i have made the above recipe, the banana blueberry ice cream, and the beautiful bifum salad. the plate of vermicelli was shared with a couple of friends and they each could not get over how it all looked like a work of art (i styled it exactly like what you shared with us on your post). the blueberry banana and honey comb combo was a total freak out amazing combination; my dog and i were both wagging our tails 🙂 i ate the baked eggs dish today. omg, carolina! the bechamel and spinach took the bowl over the top of amazing and i did not want to come down. all three dishes will be part of my world forever. obrigada, obrigada, obrigada! until~

    • Carolina diz

      Hahahaha! I am so glad you’ve been trying my recipes out and actually liking them! You, and your dog, are always welcome here! (L)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *