Sopa de Cenoura com Chantili Salgado


Eu tenho uma “missão”. Algo que eu quero fazer, e resolvi colocar aqui, assim ganho estímulo. Quero pesquisar e entender a época de cada produto, e consumir de maneira mais consciente e responsável. Comprar de produtores locais, ir mais na feira do que no mercado, voltar a encomendar minha cesta de orgânicos assim que retornar para o Brasil, procurar um fornecedor pequeno de carne, ovos etc. E por fim, criar minhas receitas com tudo isso em mente. Hoje eu peço desculpas, pois a receita é de sopa de cenoura, que não está na melhor época aí no Brasil. Mas o acerto vem com a experiência, e a experiência vem com o erro. 🙂 Por outro lado, se você gosta de especiarias, pimenta, e misturas de sabores como doce, ácido, salgado etc, essa sopa vai te agradar, e você vai me desculpar rapidinho.

Sopa de Cenoura com Chantili Salgado Sopa de Cenoura com Chantili Salgado Sopa de Cenoura com Chantili Salgado

Vamos lá, eu não sei absolutamente nada sobre quais são os produtos de cada estação no Brasil. Tenho alguns livros que indicam o que consumir em cada estação, mas todos são americanos ou europeus. Eu acho que no Brasil, por ser uma país tropical, a lista deve ser completamente diferente. Por exemplo, morangos, mirtilos, amoras etc, são frutas do verão aqui na Inglaterra, mas para nós, elas vêm no inverno. Também acho que essa distinção não deve ser tão forte em países tropicais, pois não temos as 4 estações super definidas como em outros lugares. De qualquer maneira, eu vou pesquisar – perguntando, lendo, indo na feira e conversando com o camarada, batendo um papo com o pessoal do sítio onde eu encomendo meus orgânicos. A ideia toda é comprar o que estiver fresco, o que vier de perto… Dar o nosso dinheiro para o pequeno produtor, que se preocupa com a qualidade, que planta e colhe com carinho. Desenvolver uma relação produtor-consumidor. Ou mesmo produtor-vendedor-consumidor.

Sopa de Cenoura com Chantili Salgado Sopa de Cenoura com Chantili Salgado Sopa de Cenoura com Chantili Salgado

Mas vamos falar dessa sopa… A combinação de cenoura, laranja e cominho não é novidade por aqui (veja ela aqui e aqui também – na verdade eu preferia que vocês não vissem a do risoto 🙁 Em algum momento eu vou refazer esse post colocando um resultado mais digno). Nessa sopa, o cominho ganhou outros amigos, gengibre, coentro e cúrcuma. A cenoura vem acompanhada de cebola, alho, pimenta e aipo. A laranja ganha uma ajudinha de um pouquinho de vinagre, para trazer mais acidez. E tudo isso é abraçado por uma boa colerada de chantili salgado com pimenta do reino. Ah… esse chantili salgado, não é muito saudável, mas é gostoso. E as vezes a gente precisa de algo gostoso, sem nos preocuparmos com as calorias adicionais.

Sopa de Cenoura com Chantili Salgado  Sopa de Cenoura com Chantili SalgadoSopa de Cenoura com Chantili Salgado


SOPA DE CENOURA COM CHANTILI SALGADO
(Serve 1 como prato principal ou 2 como entrada)

Ingredientes

375g de cenoura (mais ou menos 4 cenouras médias)
1 cebolas roxa pequena
2 dentes de alho
1 talinho de aipo (mais ou menos 1/2 xícara após picado)
1 pimenta dedo de moça
1 laranja importada
1/2 colher de chá de sementes de cominho (e mais para finalizar)
1/4 de colher de chá de gengibre em pó
1/4 de colher de chá de coentro em pó
1/4 de colher de chá de cúrcuma
2 xícaras de caldo de legumes (ou frango, ou água)
1/4 de xícara de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
Sal marinho e pimenta do reino
Azeite

Instruções

Lavar bem as cenouras e cortar em pedaços pequenos, não precisa descascar. Cortar o aipo em pedacinhos, dividir a pimenta ao meio no sentido do comprimento, retirar as sementes e a membrana branca (eu deixo ambos, pois gosto de comida apimentada, se você também gosta, faça o mesmo).  Descascar e fatiar cebola e dentes de alho. Em fogo médio, esquentar um fio de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Juntar a cebola e refogar por 1 min. Juntar a cenoura e o aipo, refogar por mais um minuto e juntar alho e pimenta. Deixar refogando por uns 5 mins, mexendo hora ou outra.

Enquanto isso, esquentar uma frigideira em fogo médio alto, e colocar as sementes de cominho. Deixar esquentar até ficarem cheirosas, mexendo a frigideira de um lado para o outro. Mais ou menos 1 minutinho. Cuidado, pois pode queimar rapidinho. Juntar as sementes aos legumes, juntamente com as outras especiarias. Temperar com um pouco de sal e pimenta do reino. Juntar o suco de 1 laranja. Misturar. Juntar 2 xícaras de caldo de frango ou legumes (se o caldo não for caseiro, prefira usar água). Tampar e deixar cozinhar por 15 mins ou até que a cenoura esteja ao dente.

Tirar a panela do fogo e deixar esfriar por uns minutinhos. Com um mixer de mão, ou no liquidificador, bater a sopa até obter uma mistura homogênea. Colocar um pouco mais de caldo ou água para ajustar a consistência ao seu gosto. Se preferir uma textura mais aveludada, passar por uma peneira fina. Voltar com a mistura para a panela em fogo médio, acrescentar o vinagre e misturar. Provar e corrigir o tempero. Assim que esquentar, dividir a sopa entre as tigelas, finalizar com uma colher de chantili salgado, algumas sementinhas de cominho e salsinha.

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    great recipe, carolina 🙂 i am also really into the orange, ginger, carrot taste profile and especially dig how you throw in a splash of vinegar. people i often cook for that are allergic to pots and pans cannot believe how this small addition of flavor really changes up the personality of a dish. the words that made me pause and back up to make sure google and i were translating and reading correctly was your “salted whipped cream”. i am sitting here gobsmacked and can’t wait to work this into all things food. i can taste this in my mind as i type and am sending you a standing ovation. i am not worthy.

    • Carolina diz

      Ow, salted whipped cream with lots of black pepper is delicious! They make such a good addition to any creamy soup! And are awesome over asparagus or to eat together with raw radishes… I just love it! 🙂

    • Carolina diz

      Oi Giselly! É só bater o creme de leite em ponto de chantili e temperar com sal marinho e pimenta do reino. Fica uma delícia! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *