Torta de Alho-Poró, Cebola Roxa e Pistache


Oi! Esse fim de semana eu passei “solteira”. Miguel foi para Minas escalar, mas eu estava precisando ficar um pouco em casa, aí resolvi não ir. Sábado chata-sis e minhas primas vieram almoçar aqui e, entre outras coisas, eu fiz  essa torta de alho-poró, cebola roxa e pistache. Eu amo esse recheio! Ele é docinho e cheio de textura o crocante salgadinho do pistache. Desde a primeira vez que tive a idéia e testei, já tinha ficado feliz com o resultado. A única coisa que mudei foi processar metade da ricota com um pouco de iogurte, e passar sobre a massa antes de cobri-la com o restante dos ingredientes picadinhos.

IMG_6410 IMG_6413

Para temperar, além de sal marinho e pimenta do reino, usei orégano fresco. Se você não encontrar, pode substituir por nosso tão amado tomilho. A massa é a mesma de sempre, porém ao invés de um pouquinho de água eu usei iogurte. Eu amo! Super crocante e, como não podia ser diferente já que usa manteiga, muito saborosa! Eu recomendo fortemente você dobrar a receita da massa, e guardar a metade na geladeira para um jantar rápido durante a semana. Cogumelo, cebola roxa e queijo brie é um outro favorito aqui em casa. Ela dura 1 semana na geladeira, ou mais ainda se congelar. 🙂

IMG_6408 IMG_6422


TORTA DE ALHO-PORÓ, CEBOLA ROXA E PISTACHE
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
85g de manteiga sem sal (bem gelada)
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
1 colher de sopa de iogurte natural integral

Para o recheio:
400g de ricota fresca
2 unidades de alho-poró
2 cebolas roxa pequenas
1 limão siciliano
1/4 de xícara + 2 colheres de sopa de pistache picado
1/4 de xícara de iogurte natural integral
Alguns raminhos de orégano fresco
Sal marinho e pimenta do reino

Instruções

Começar pela massa. Ralar a manteiga usando um ralador grosso. Se ainda for preparar os outros ingredientes, reservar na geladeira ou freezer para não derreter. Em uma tigela misturar todos os secos. Colocar a manteiga e com a ajuda de um cortador de massa, ou de 2 garfos/facas, misturar formando uma farofinha molhada. Acrescentar 1 ovo e 1 colher de sopa de iogurte (ambos gelados) e misturar com a mão até formar uma bola. Envolver em plástico filme e deixar na geladeira por pelo menos 30 mins. Lembre-se de trabalhar bem rápido, para a manteiga não derreter.

Pré-aquecer o forno a 220 graus C. Abrir a massa e colocar sobre uma forma de torta com fundo falso. Colocar um papel manteiga por cima e usar bolinhas de cerâmica (ou feijão cru) para fazer peso. Assar por 12 min.

Enquanto isso, para o recheio, bater em um processador metade da ricota com suco de 1/2 limão, 1/4 de xícara de iogurte, sal e pimenta do reino a gosto – eu coloco bastante 🙂 Picar a outra metade da ricota grosseiramente. Cortar o alho-poró e a cebola em fatias finas. Esquentar um fio de azeite em uma frigideira sobre fogo médio-baixo. Juntar o alho-poró e a cebola, temperar com sal e pimenta do reino e refogar por 5-8 mins ou até que a cebola esteja transparente. Desligar o forno, acrescentar o suco da outra metade do limão, o restante da ricota picadinha, 1/4 de xícara de pistache picadinho e folhinhas de orégano fresco. Misturar bem e provar. Se precisar, corrigir o tempero.

Quando a torta sair do forno, retirar o papel com as bolinhas, e espalhar a ricota processada com iogurte, formando uma base para receber o restante do recheio. Colocar por cima a mistura de alho-poró e cebola roxa, e espalhar as últimas 2 colheres de sopa de pistache picado, um fio de azeite e mais um pouco de pimenta do reino. Levar ao forno por mais 15-20 mins, ou até que a massa e a cobertura estejam com uma cor bonita. Retirar a torta, esperar esfriar um pouco e finalizar com mais algumas folhinhas de orégano fresco.

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    reading the description of crisp and then seeing yogurt in the crust’s construct already tell me this is going to be a treat. i next saw you adding pistachios to the filling along with fresh oregano. very excited to try out this clever and creative combination. love love love.

    • Carolina diz

      Thank you! I love this filling! Actually, I love anything that involves pistachios. So you can see it around my recipes very often. Hehehehe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *