Macaroons de Coco com Mirtilo e Chocolate


Não, não estamos falando daqueles clássicos macaroons franceses coloridos e recheados (Sorry Tefinha), que são ótimos, mas meio trabalhosos. Não que sejam impossíveis, apenas trabalhosos. Estamos falando de seus primos, macaroons de coco, super fáceis de fazer e absolutamente deliciosos. Eles parecem uma cocada, porém não são tão doces. Até acha-se algumas receitas com leite condensado, mas aqui resolvi omitir e reduzir um pouco a quantidade de açúcar. Para compensar, adicionei mirtilos (temos que aproveitar enquanto ainda estão por aqui) e finalizei com chocolate amargo (70%). Um verdadeiro agrado.

Macaroons de coco Macaroons de coco Macaroons de cocoMacaroons de coco

Crocante por fora e molhadinho por dentro, esses docinhos precisam ser assados em temperatura baixa por um período um pouco mais longo. Eu não tenho nenhum forno chique e a temperatura mais baixa do meu é 180 graus C. Mas outro dia eu comprei um termômetro de forno (super recomendo) e descobri que, mesmo depois de pré-aquecer, meu forno fica entre 10-20 graus abaixo da temperatura indicada. Eu recomendo que, se o seu forno não tiver 160 graus C, você coloque na temperatura mais baixa possível e fique de olho. Caso comece a dourar muito rápido, coloque um suporte na porta e deixe terminar de assar com ela um pouquinho aberta. Afinal, para tudo têm-se um jeito! 😉

Macaroons de coco Macaroons de cocoMacaroons de cocoMacaroons de coco

E por falar em jeito, já sabe, se não tiver mirtilo, pode substituir por amora (está na época e é muito amor), morango, um pouquinho de geléia, pedacinhos de chocolate, ou até não colocar nada. Outra coisa que você pode variar é o formato. Eu gosto de usar a colher de sorvete para fazer meia esferas, sem pressionar muito a massa. As bordinhas irregulares tostam e ficam super crocantes enquanto o meio permanece úmido. Mas se você preferir aumentar a crocância, achate um pouco as bolinhas antes de levar ao forno. Eu acho que deve ficar ótimo dar uma pressionada no meio com o polegar, formando uma piscininha, colocar geléia e levar ao forno. Vou fazer assim da próxima vez.

Macaroons de coco Macaroons de cocoMacaroons de cocoMacaroons de coco


MACAROONS DE COCO COM MIRTILO E CHOCOLATE
(Rende 9 macaroons)

Ingredientes

100g de coco em flocos desidratado
3 colheres de sopa de açúcar
1 clara de 1 ovo pequeno
1/4 de colher de chá de essência de amêndoas
1 pitada de sal marinho
80g de mirtilo
40g de chocolate amargo

Instruções

Em um processador, bater o coco em flocos por 1 min. Juntar o açúcar e bater mais um pouco. Juntar a clara, o sal, e a essência de amêndoas. Bater até tudo ficar bem incorporado, 1 ou 2 mins. Juntar os mirtilos e pulsar algumas vezes – queremos deixar alguns pedaços inteiros. Se precisar, abrir e raspar as laterais com uma colher ou espátula. Transferir a massa para uma tigela e levar ao congelador por 10-15 min.

Pré-aquecer o forno a 160 graus C. Forrar um tabuleiro com papel manteiga. Com ajuda de uma colher de sorvete pequena, formar bolinhas com a massa e transferir para o tabuleiro. Assar por 30-40 mins, ou até que os macaroons estejam bem dourados. Retirar do forno e deixar esfriar por 10 min no tabuleiro antes de retirá-los. Eles vão firmar conforme esfriam.

Derreter o chocolate em banho maria e, com ajuda de uma colher pequena, jogar sobre os macaroons. Esperar o chocolate firmar e guardar em um recipiente hermeticamente fechado.

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    my first taste of coconut as a little girl was via a macaroon moment. i have been having a love affair with them ever since. honestly, it is quite ugly when i see a pile… i go after them like a dog with a bone, forgetting all calls for etiquette. why have i never heard or see or thought of merging a macaroon with fruit? because i have not had the privilege of meeting you before i bumped into this blog. excuse me as i walk away and faint from excitement.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *