Sopa de Cogumelos


Ultimamente o tempo tem estado meio maluco, não? Há 3 dias estava um frio louco no Rio, e agora são 37graus na cabeça! Haja praia, sombra e água fresca. Como a qualquer momento o tempo pode virar de novo, eu vou deixar aqui para vocês uma receita de sopa de cogumelos que pode ser feita em um instante. Fácil mesmo. E o melhor? Ela têm bastante corpo, não vai te deixar com fome logo em seguida. Quer dizer, na verdade o melhor é que ela é muito gostosa! 🙂

 Sopa de Cogumelos

Sopa de Cogumelos

Tão gostosa que o marido tomou quase toda a sopa sozinho. Eu fiz tudo na Quinta a noite, enquanto ele estava na Urca escalando com uns amigos. Acabei caindo no sono esperando ele voltar, quando acordei no outro dia mal tinham sobrado 2 conchas de sopa. Conclusão, ou você alimenta três pessoas, ou você alimenta meu marido faminto depois de fazer exercício. O cara é um monstrinho! E ele nem reclamou do fato da refeição ser vegetariana (na verdade é vegana 🙂 ), como de costume.  O que para mim é uma grande alegria!

Sopa de Cogumelos Sopa de Cogumelos Sopa de Cogumelos


SOPA DE COGUMELOS
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
250g de cogumelo paris fresco
1 raminho de tomilho
300g de batata
6 xícaras de caldo de legumes
100g de shimeji cinza
Azeite
Sal marinho e pimenta do reino

Instruções

Colocar as batatas em uma panela com água levemente salgada em fogo alto. Não precisa retirar a casca, apenas as lave bem. Quando ferver, diminuir o fogo e deixar cozinhar até que elas fiquem macias. Picar a cebola e o alho. Esquentar sobre fogo baixo um fio de azeite em uma panela de fundo grosso. Refogar a cebola por 1 min, acrescentar o alho e refogar até que tudo fique transparente. Não deixar dourar.

Cortar os cogumelos paris ao meio e colocar na panela junto com a cebola (aumentar o fogo). Acrescentar as folhinhas de tomilho. Cozinhar os cogumelos por uns 5 mins mexendo de vez em quando. Cortar as batatas, já cozidas, em pedaços menores e colocar na panela. Juntar o caldo de legumes e cozinhar por mais alguns mins. Desligar o fogo e bater tudo com a ajuda de um mixer de mão ou no liqüidificador.

Esquentar a sopa batida sobre fogo baixo e temperar com sal e pimenta do reino (eu coloco bastante pimenta). Em uma frigideira bem quente, com um pouquinho de azeite, colocar o shimeji cinza. Salteá-los em ambos os lados, sem mexer muito, até que fiquem dourados.

Colocar a sopa em pratos fundos, dividir o shimeji entre eles e finalizar com um fio de azeite, coentro fresco e um pouco mais de pimenta.

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    several blogs i visit have a lot of photography skill, but you consistently ace photography and plating. the way those shimeji have been caramelized a bit in the pan… not too much… just enough. i have never gone for this approach in my mushroom soup presentations and now i can’t see doing it any other way. this is very special, carolina. love love love.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *