Pãozinho Rápido de Mirtilo com Alecrim


Pãozinho Fácil de Mirtilo com Alecrim

Vamos começar pelo alecrim, que apareceu por acaso nesta receita, um incidente muito fortuito. Não estava nos planos, mas também não estava nos planos derrubar o pé de alecrim de cabeça para baixo enquanto eu o transplantava de um vaso para o outro.  Consequência: muitos galhos quebrados, que tiveram que ser cortados. Os ingredientes para o pãozinho de mirtilo estavam me esperando na cozinha, então me pareceu muito natural usar um pouco dos galhinhos recém decepados do meu pé de alecrim. Pelo menos eles serviram para um bem maior! :p

Pãozinho Fácil de Mirtilo com AlecrimPãozinho Fácil de Mirtilo com Alecrim Pãozinho Fácil de Mirtilo com AlecrimPãozinho Fácil de Mirtilo com Alecrim

Essa receita é uma adaptação da receita de pão de minuto de minha mãe, que por sua vez aprendeu com uma amiga da família, tia Míriam. O pãozinho em questão é mais do que delicioso, cheio de queijo parmesão, e fica uma coisa de outro mundo saído do forno com BASTANTE manteiga. Há tempos eu estava com essa idéia de fazer uma versão dele tendendo para o lado doce (mas não muito), com frutas vermelhas na massa. Como eu tenho um pequeno probleminha (sou completamente viciada) com mirtilo, resolvi usá-lo. Mas vocês podem substituí-lo por morango, framboesa, gotas de chocolate. Ou mesmo nada.

Pãozinho Fácil de Mirtilo com Alecrim Pãozinho Fácil de Mirtilo com Alecrim Pãozinho Fácil de Mirtilo com Alecrim

Diferente do pão de mamis, não vai queijo nessa receita. Por isso mudei a proporção dos ingredientes e troquei o leite por iogurte, que traz um azedinho para massa super bem vindo. Leva um pouco mais de açúcar e rende menos pães, o que é ideal, pois sendo tão fácil, não tem porque fazer um milhão e ficar guardando depois. A massa é bem úmida, principalmente pela presença das frutas, não se preocupe. E lembre-se, deixe esfriar um pouquinho depois de sair do forno. As frutas, por conterem muito líquido, ficam extremamente quentes. Acreditem, vocês não querem queimar a língua!


PÃOZINHO RÁPIDO DE MIRTILO COM ALECRIM
(Rende 10 unidades)

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar (e um pouco mais para polvilhar)
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sopa de fermento
50g de manteiga sem sal gelada
2/3 de xícara de iogurte natural sem açúcar
1 ovo
100g de mirtilo
1 colher de sopa de alecrim bem picadinho
1 gema para pincelar

Instruções

Em uma tigela grande, misturar farinha, açúcar, sal e fermento. Colocar a manteiga cortadinha e misturar com as mãos ou um cortador de massa até obter uma farofinha (não vai ficar como a da massa de torta, a proporção secos/manteiga é muito mais alta aqui). Juntar o iogurte e o ovo e misturar tudo até ficar bem incorporado. Abrir um pouco a massa, dentro da tigela mesmo, colocar os mirtilos e o alecrim no meio, dobrar a massa e trabalhar até que eles fiquem bem espalhados (mas evite trabalhar muito a massa, para que não fique dura).

Transferir a tigela para a geladeira por 15 mins. Enquanto isso, pré-aquecer o forno a 200 graus C. Forrar um tabuleiro com papel manteiga, retirar a massa da geladeira, e formar bolinhas colocando-as  lado a lado no tabuleiro. Não precisam ser perfeitas, apenas pegue um pouco de massa e coloque no tabuleiro, ajeitando levemente a superfície. Deixar espaço entre elas, para que cresçam. Misturar a gema com 1 colher de sopa de água e pincelar cada pãozinho. Polvilhar um pouco de açúcar sobre eles e assar por 17-20 mins, ou até que fiquem bem dourados (começar a checar após 15 mins). Deixar descansar por 10 mins antes de servir. Fica ótimo com manteiga, mel, geléia ou puro.

Comer!

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    i have never tried blueberry with rosemary, but i trust you because your palette is one that i do so feel matches my own. i look forward to going for this “miriam to mom to carolina” treat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *