Purê de Feijão Branco com Caponata


Purê de Feijão Branco com Caponata Purê de Feijão Branco com Caponata Purê de Feijão Branco com Caponata

Outro dia estava conversando sobre comer sazonalmente, dar preferência ao que é da época, o que é local etc. Comentavam como na Europa há um costume maior de o fazê-lo, enquanto no Brasil come-se tomate o ano inteiro. Como diz meu marido, tenho a mania de defender o Brasil com unhas e dentes (não que eu não veja o que há de errado, mas tenho a mania de exacerbar o que há de lindo e maravilhoso, porque eu amo muito). Então logo pensei – Como comparar um país de 500anos com a Europa? Não é justo! Justo seria se espelhar no que é bom. E lembrei que toda hora eu encontro mais e mais pessoas comendo orgânicos, frequentando feiras locais, lendo cada produtinho estranho listado nos rótulos dos processados da vida e optando por não consumi-los. Cada pessoa linda e consciente que carrega a mudança no sangue. Isso é muito foda bom de se ver! Então,  focando nos acertos, hoje a receita foi pensada para valorizar alguns produtos da época – beringela, tomate, pimentão, e coentro.

Purê de Feijão Branco com Caponata Purê de Feijão Branco com Caponata

Na minha cabeça veio logo caponata! Então pensei: “Como transformar isso em um prato principal? Tenho barrigas famintas para alimentar!”. A solução foi servir com um purê de feijão branco prático e delicioso, e que é um ótimo substituto para o purê de batata do dia a dia (que eu amo muito também). Não vou dizer que é o prato com o melhor aspecto do mundo, mas a beleza está por dentro também, né? Rs… E ele foi feito com ingredientes frescos e super saudáveis. Se tiver uma boa fatia de pão italiano dando mole por aí, serve junto que vai ficar sensacional! Muito comida de casa de vó!! (L) No final das contas, gente, se dermos preferência a alimentos orgânicos e locais, naturalmente vamos nos alimentar de maneira sazonal. Afinal, você não encontra facilmente pimentão orgânico no meio de Junho! 🙂 E outra, não precisa ser tirano, isso não faz bem. Eu mesmo usei amêndoas e feijão branco em lata na receita, que vêm lá de sei lá da onde, e cebola roxa, que não está na melhor época. 😳

Purê de Feijão Branco com Caponata Purê de Feijão Branco com Caponata


PURÊ DE FEIJÃO BRANCO COM CAPONATA
(Serve 4 pessoas como prato principal)

Ingredientes

Para o purê:
1/2 cebola
1 dente de alho
2 folhas de louro
500g (peso drenado) de feijão branco cozido (usei 2 latas de feijão em conserva)
1/2 xícara de caldo de legumes (ou água)
2 colheres de sopa de azeite
1 limão tahiti
Sal marinho e pimenta do reino
Azeite para refogar

Para a caponata:
2 beringelas médias
1 pimentão amarelo
1 cebola roxa
2 dentes de alho
2 folhas de louro
3 tomates pequenos
250 g de tomate cereja
10-15 azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de sopa de alcaparra
1/3 de xícara de passas brancas
1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto
1 colher de chá de orégano
1 punhado de coentro (o correto seria usar salsinha, mas o coentro estava mais bonito, já que é época dele)
1/4 de xícara de amêndoas
Sal marinho (se precisar) e pimenta do reino
Azeite

Ps.: Espero não estar ofendendo nenhuma mamma italiana!

Instruções

Começar pelo purê. Picar a cebola e o alho. Esquentar uma panela média com um fio de azeite sobre fogo médio. Refogar a cebola por 3-4 mins, acrescentar o alho e refogar por mais 1 min. Colocar o feijão cozido (se usar em conserva, colocar em uma peneira e lavar sob agua corrente antes), as folhas de louro, o caldo e temperar com sal e pimenta do reino. Cozinhar por 10 mins e desligar o fogo. Quando tiver esfriado um pouco, retirar o louro e descartar. Juntar o suco de 1 limão, 2 colheres de azeite e processar para formar um purê. Reservar.

Para a caponata, cortar a beringela em cubos pequenos (aproximadamente 2-3 cm de lado), retirar as sementes e a membrana branca do pimentão e cortar em pedaços pequenos. Fatiar a cebola em fatias não muito finas e o alho (esse sim em fatias finas). Cortar os 3 tomates em cubos pequenos (1-2 cm de lado). Separar grosseiramente os talos do coentro de suas folhas. Picar ambas as partes. Colocar as passas em uma vasilha com água para hidratar. Em uma frigideira seca, torrar as amêndoas sempre mexendo com cuidado para não queimar. Transferir para uma tábua seca e picar bem.

Esquentar uma frigideira grande com um generoso fio de azeite sobre fogo alto. Colocar as beringelas e dourar de um lado e de outro, sem mexer muito, por uns 5-7 mins. Acrescentar a cebola, o pimentão, o alho e os talos de coentro. Acrescentar um pouco mais de azeite, se julgar necessário, pois a beringela absorve muito líquido. Refogar por 2 mins e juntar as alcaparras e as azeitonas (drenadas), colocar o vinagre. Esperar um pouco e juntar os tomates picados e em seguida os tomates cereja, apertando os últimos com as mãos para quebrá-los (faz maior sujeira, não vou mentir). Colocar as folhas de louro, o orégano temperar com pimenta do reino, baixar o fogo e deixar cozinhando por 15 mins, mexendo as vezes. No final desse tempo provar para testar o sal, se precisar coloque pouco, pois as alcaparras e azeitonas já são salgadas.

Desligar o fogo, drenar as passas e juntar à caponata junto com boa parte das amêndoas e coentro picado, reservando o restante para finalizar. Esquentar o purê de feijão, provar e corrigir o tempero. Servir a caponata sobre o purê, finalizando com o restante das amêndoas e do coentro, um fio de azeite e um pouco de pimenta do reino moída na hora.

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    i could eat beans all day… pureeing them and using them as a base for caponata?!?! carolina!!!!!!!!! yummy overdrive, yeah? happy dance.

    fyi: (not sure if i already told you this, so please excuse me if i am doing the repeat dance) i wander all over the internet pinning, bookmarking, cooking, and freaking. every once in a while i will stumble into a blog i find has w-a-a-a-y more than a few things to teach me; these are the blogs i will turn off my ad-blocker plus for, slowly examine and study start to finish, make a part of my everyday cooks, and throw down a misc thought or two in the comment sections. you fill my tummy with happy, carolina. so very glad i ran into you. obrigada x100000000000000000.

    • Carolina diz

      You are always so nice! \o/

      I am glad you like what I have been sharing here, and specially because it ends up being a part of your everyday cooks! This is what I try to share – recipes that can be a part of our day-by-day routine! And I need to thank you as well by all the lovely pins you share with us in Pinterest! 😉 xoxoxoxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *