Bolo Balzaquiano


Bolo de Chocolate com Laranja

É isso mesmo que vocês leram, meu amigos. No último dia 15 eu completei 30 anos de vida e portanto sou a mais nova balzaquiana do pedaço. Nunca fui mal casada (mal amada já), encontrei meu verdadeiro amor na era pré-balzaquiana, e ainda sou um pouco romântica, mas tá valendo! Não senti nenhum tipo de tensão pré-30-anos. Para falar a verdade, estou muito empolgada para essa nova fase. Minha única reclamação é que meus cabelos brancos estão demorando a chegar. Cortei o cabelo para sustentar uma cabeça branquinha, mas estou tendo que me contentar com apenas alguns fios no topete. 🙁 Mas tudo bem… Ah, e para comemorar, teve mini bolo de chocolate com laranja sim!

Bolo de Chocolate com Laranja Bolo de Chocolate com LaranjaBolo de Chocolate com Laranja

Essa massa é muito similar ao bolo de chocolate com manteiga de amendoim que já dividi com vocês. Eu gosto muito dela, pois é fácil de fazer e resulta em um bolo bem molhadinho. Como estava com um saco de laranjas orgânicas dando mole na bancada, ralei umas casquinhas e usei um pouco de suco para dar um tchãn. Chocolate com laranja é muito amor. Para a cobertura e o recheio, fiz uma ganache de chocolate amargo, que deixei esfriar e bati em seguida, para deixar mais leve. Se você gosta de chocolate, não vai se arrepender! Pode pré-aquecer o forno, que esse bolo merece.

Bolo de Chocolate com Laranja Bolo de Chocolate com Laranja

Usei duas formas redondas com 12cm de diâmetro para o bolo. Com o resto da massa preparei alguns bolinhos individuais em forminhas de papel. Mas você pode assar em 3 formas de 12 cm ou usar uma forma maior. Ou mesmo fazer 12 lindos bolinhos individuais e distribuir por aí! Em tempos difíceis, é muito importante acalentarmos nosso coração e dividir amor com os outros. Parece bobeira, gente, mas chocolate e flor pode mudar o dia de uma pessoa para melhor, nem que seja um pouquinho. E não se esqueça do sorriso. 🙂

Bolo de Chocolate com Laranja


BOLO BALZAQUIANO
(Suficiente para 2 formas de 12 cm e 5-6 bolinhos individuais)

Ingredientes

Para a massa do bolo:
1 xícara menos 2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colher de sopa de maizena
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicabornato
Uma pitada de sal
1/4 de xícara de leite integral
1/4 de xícara de iogurte grego
60g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1/4 de xícara de suco de laranja
Raspas de 1 laranja
2 ovos
180g de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha

Para a ganache:
300g de creme de leite fresco
300g de chocolate amargo (>70%)
1 boa pitada de sal marinho

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Em uma panela pequena, misturar a manteiga, o leite, o iogurte, o chocolate em pó, o suco de laranja e as raspas. Esquentar em fogo baixo apenas até a manteiga derreter e reservar. Em seguida, misturar a farinha, a maizena, o sal, o fermento e o bicarbonato (peneirar farinha e maizena) e reservar. Bater o ovo e o açúcar até a mistura crescer e ficar bem clarinha. Juntar o extrato de baunilha e bater novamente.

Com a batedeira na velocidade baixa, juntar as misturas de farinha e leite, alternadamente. Sempre começar e acabar pela farinha. Bater só até incorporar tudo. Lembre-se que após adicionar a farinha a um bolo, deve-se bater o mínimo possível.

Dividir a massa entre 2 formas redondas de 12 cm e 5-6 forminhas de bolinhos individuais. Assar mantendo a temperatura do forno por 30-40 mins para o bolo e 20-30 mins para os bolinhos. Começar a checar depois de 20 mins. Fazer o teste do palito. Deixar os bolos grandes esfriarem, enrolá-los em plástico filme, e transferir para a geladeira para facilitar a montagem.

Para a ganache, picar bem o chocolate e colocar em uma tigela grande. Esquentar o creme de leite em fogo baixo até levantar fervura. Imediatamente despejar o creme de leite sobre o chocolate e deixar por 1-2mins. Mexer tudo com um fuê até que esteja bem incorporado. Colocar uma boa pitada de sal marinho e mexer novamente. Transferir para a geladeira por no mínimo 2 hrs (eu gosto de assar o bolo e fazer a cobertura na noite anterior, deixar tudo na geladeira e fazer a montagem no dia seguinte).

Após esse período, bater a ganache com uma batedeira de mão ou um fuê por 1-2mins, até ficar levemente mais aerado. Com uma faca de pão (aquela que tem serrinha), tirar o topo dos bolos para que fiquem retos e dividi-los ao meio formando um total de 4 camadas. Rechear cada camada com a ganache e por fim cobrir todo o bolo. Usar o restante da ganache sobre os bolinhos individuais.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *