Salada de Avocado com Aspargos


Sanduba de Abacate com Aspargos

Receita vapt vupt mas muito versátil. Essa salada pode ser servida em uma tigela, como sanduíche, ou toda misturada como acompanhamento ou refeição leve. Bem completinha, cheia de proteína, fibras, e gorduras boas, acompanhada de um bom pão de fermentação natural, é uma ótima opção de comidinha vegetariana. Fora que é época de aspargos!!!! Então aproveitem que eles estão abundantes, verdinhos e fresquinhos para fazer essa receita agora!

Sanduba de Abacate com Aspargo Sanduba de Abacate com AspargoSanduba de Abacate com Aspargo

Aspargos são muito bons quando cozidos, bem rapidinho, mas nessa receita ele é servido cru. Cortado em lascas bem finas, misturado com azeite, pimenta, hortelã e limão, forma uma saladinha deliciosa e de sabor delicado. Se servida logo após ficar pronta, mantém alguma crocância, mas com o tempo as fatias de aspargo vão amolecendo. E eu gosto assim, pois os sabores se misturam. E é aí que entra a castanha de caju, para trazer a crocância perdida, e de quebra, muita proteína e antioxidantes! <3


SALADA DE AVOCADO COM ASPARGOS
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

1/4 de xícara de castanha de caju sem sal
200g de aspargos frescos
1 pimenta dedo de moça
1 punhadinho de hortelã (equivalente a uma colher de sopa cheia após picado)
1 punhado de ervas frescas (usei salsinha crespa, hortelã e mini manjericão)
1 avocado maduro
Suco e raspas de 1 limão tahiti pequeno + 1 limão para servir
2 fatias de pão de fermentação natural (opcional)
1/2 dente de alho (opcional)
Lascas de pecorino (ou parmesão)
Sal marinho e pimenta do reino
Chili em flocos
Azeite

Instruções

Esquentar uma frigideira e tostar as castanhas por 1-2 mins, sempre de olho para não queimar. Picar grosseiramente e reservar. Limpar o aspargo (não tirar a base fibrosa, você vai usar ela para segurar o aspargo enquanto fatia). Com um descascador de batata, cortar o aspargo em fatias finas ao longo do comprimento, segurando-o pela base, que deve ser por fim descartada. Tirar as sementes e a membrana branca de 1 pimenta dedo de moça e picar finamente. Picar a hortelã em pedacinhos bem pequenos (mais ou menos 1 colher de sopa).

Em uma tigela grande juntar raspas de 1 limão tahiti e o suco de uma das metades, 1 colher de sopa de azeite, pimenta dedo de moça, hortelã e uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Misturar e juntar as fatias de aspargo. Com as mãos, misturar tudo delicadamente, para incorporar o molho ao aspargo. Provar e corrigir o tempero. Reservar.

Abrir o avocado e cortar cada metade em fatias. Colocar em uma tigela junto com o suco da outra metade do limão. Temperar com sal, pimenta do reino e um pouco de azeite. Misturar delicadamente com as mãos.

Caso use o pão, esquentar uma grelha e dourar os dois lados de cada uma das fatias por 1-2 mins. Assim que tirar da grelha, passar o dente de alho 3 ou 4 vezes em um dos lados.

Para montar, colocar a salada de aspargo, o avocado, as castanhas, as ervas frescas, as lascas de pecorino e o pão em um prato grande. Eu gosto de colocar todos os ingredientes, um ao lado o outro, sem misturar. Deixar que cada um monte o seu sanduíche empilhando pão, fatias de avocado, aspargos, castanhas, queijo, as ervas frescas e finalizando com um pouquinho mais de sal, pimenta do reino, chili e uma boa espremida de limão. Alternativamente, misturar tudo e servir como salada, também finalizando com sal, pimenta do reino, chili, e limão.

Comer!

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    i have always cleaned the house of nuts like a vacuum cleaner. leftovers into the freezer? stale on the shelf? nope. but, these grazes are from shell to hand to mouth. strangely, the first half of my life found me not to keen on them in savory dishes, but the last half of my life i has been all about correcting that idiocy. cashews, avocado, asparagus, mint, pecorino + citrus = sounds inviting yummy 🙂 i am making this as soon as asparagus season hits my part of the world.

    • Carolina diz

      I don’t think I was a huge nuts eater when I was younger as well… I’ve changed that in a later age, and especially now as a flextarian, it is a huge part of my diet! 🙂

  2. Mariela diz

    Aproveitei que é época de aspargos aqui para testar a receita. O mix de ingredientes deixou a salada muito saborosa e nutritiva! Eu me surpreendi positivamente com o aspargo servido crú, com certeza a partir de agora vou incluir esta versão em outras saladas. 🙂 🙂

    • Carolina diz

      Que bom, Mari. Lembro que a primeira vez que comi aspargo cru também fiquei surpresa! Só estou imaginando como devem ser lindos os aspargos daí! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *