Salada de Batata e Rabanete Grelhados


Salada de Batata e Rabanete Grelhados

Gente, to muito devagar nas férias! Tipo, aproveitando todo o tempo do mundo para dormir e não fazer nada!!???!??!?! Vergonha, né? Mas essa oportunidade é tão rara que não estou me controlando! 🙂 O marido deve sair de férias em breve e agitar as coisas. Estamos pensando em ir para meu estado do coração – Minas! Vamos ver se vai rolar. Jájá conto aqui. De qualquer maneira vou aproveitar a mordomia e tentar fazer mais receitas para postar no blog. Enquanto isso, aqui vai uma salada de batata e rabanete grelhados que é perfeita para um churrasco! Ou para um almoço vegetariano como esse.  Beijos beijos beijos!

3Salada de Batata e Rabanete Grelhados Salada de Batata e Rabanete Grelhados  Salada de Batata e Rabanete Grelhados


SALADA DE BATATA E RABANETE GRELHADOS
(Serve 2 como principal ou 4 como acompanhamento)

Ingredientes

500g de batatas pequenas
400g de rabanete (os menores que conseguir)
1 cebola roxa pequena
1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto
1/4 de xícara de água
1 dente de alho
1 punhado de ervas (usei alecrim, manjericão, salsa crespa, e sálvia)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 colher de sopa de cebolete picadinha (e mais para servir)
2 ovos
Mini folhas para servir
Sal marinho e pimenta do reino
1/2 limão siciliano

Instruções

Fatiar finamente a cebola. Colocar em uma tigela com 1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto e 1/4 de xícara de água. Reservar.

Colocar uma panela grande cheia de água para ferver. Quando levantar fervura, colocar sal e as batatas. Deixar ferver por 10 mins ou até que suas batatas estejam apenas macias (não desmanchando). Enquanto isso colocar uma grelha para esquentar sobre fogo médio-alto. Cortar os rabanetes pequeninos na metade e os que forem grandes, cortar em fatias grossas de mais ou menos 0.5 cm de espessura. Coloca-los sobre a grelha quente virando-os após 2 mins para que fiquem com marquinhas queimadas de ambos os lados. Transferir para uma travessa grande.

Drenar as batatas e coloca-las novamente na panela, já vazia e com o fogo desligado, para que sequem. Quando estiverem frias o bastante, cortar as batatas pela metade. Colocar metade das batatas na grelha, virando após 2 mins para que fiquem com marquinhas queimadas de ambos os lados. Repetir com o restante. Transferir para a travessa junto com os rabanetes.

Em uma tigela pequena, juntar 3 colheres de sopa de azeite, 1 de vinagre, 1 de mostarda, 1 dente de alho bem picadinho e as ervas finamente picadas. Mexer bem. Drenar as cebolas, passar sob água corrente, drenar novamente e juntar á mistura de batata e rabanete. Juntar o molho, a cebolete bem picadinha, temperar com sal e bastante pimenta do reino, mexer com as mãos até incorporar. Provar e corrigir o tempero. Reservar.

Colocar uma panela cheia de água para ferver. Quando levantar fervura, colocar 2 ovos e cozinhar por 6 mins. Ao final desse tempo transferir os ovos para uma tigela de água fria. Descascá-los com cuidado.

Servir a salada com o ovo de gema mole cortado ao meio, um pouco mais de cebolete, mini folhas (usei mini folhas de rabante), um esguicho de limão e pimenta do reino moída na hora.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *