Bolo de Coco


Bolo de Coco - A Mesa da Carolina

Estou aqui às voltas com um peru da roça. Não podia imaginar como assar um peru era trabalhoso. Não o ato de assar, se fosse um frango estaria ok, o problema é o tamanho. Ocupa 85% do espaço do freezer, depois uma prateleira inteira da geladeira, quase não dá na assadeira e precisa de mais de 7 litros de salmoura para o brine. Espero que fique bom. Bom não, ótimo. 🙂 Mas deixando o peru de lado, muitas tentativas depois, finalmente consegui fazer um bolo branquinho, branquinho! E é de coco. E é moleza. E fica fofo na mesa de natal. Duplique a receita, se a família for grande.

Bolo de Coco - A Mesa da Carolina Bolo de Coco - A Mesa da Carolina


BOLO DE COCO
(Rende um bolo de 12cm com 3 camadas)

Ingredientes

Para o bolo:
1 xícara menos 2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colher de sopa de maizena
1 colher de chá de fermento
Uma pitada de sal
1/2 de xícara de leite de coco
2 colheres de sopa de óleo de coco
2 claras de ovo
180g de açúcar

 Para o creme de manteiga:
150g de manteiga amolecida, mas ainda gelada
340g de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa + 2 colheres de chá de leite de coco

Coco ralado para finalizar

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Em uma tigela, misturar a farinha, a maizena, o sal e o fermento (peneirar farinha e maizena) e reservar. Com um fuê, misturar o óleo de coco e metade do açúcar. Juntar o leite de coco e bater até ficar uniforme.

Incorporar a mistura de farinha, misturando apenas o suficiente para obter uma massa uniforme. Reservar.

Com uma batedeira de mão (ou no muque), bater as claras em neve, adicionando a outra metade do açúcar, aos poucos, quando os primeiros picos se formarem. Bater até ficar fofo, branco e brilhante. Tomar cuidado para não bater muito e ressecar as claras. Incorporar as claras em neve ao restante da massa em três etapas, misturando com uma espátula delicadamente (faça movimentos circulares de baixo para cima).

Dividir a massa entre 3 formas de 12 cm e assar mantendo a temperatura do forno por 25-35 mins. Começar a checar depois de 20 mins. Fazer o teste do palito. Retirar do forno, esperar 5 mins e desenformar. Deixar esfriar sobre uma grade,

Para o creme de manteiga, usar a batedeira. Bater a manteiga por 3 min, e adicionar o açúcar em 2 etapas. Bater bem até formar um creme clarinho e bem fofo (5-10 mins). Juntar o leite de coco e bater por mais 1 min.

Para montar, nivelar as camadas de bolo. Colocar a primeira camada sobre o prato, por cima 1/3 do creme de manteiga. Cobrir com mais uma camada, 1/3 do creme de manteiga, a última camada e o restante do creme, pressionando a cada nova camada colocada (três, no total). Usar uma espátula para tirar o excesso e alisar o creme entre as camadas de bolo e no topo da última camada. Colocar coco ralado por cima.

Comer!

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    the presentation of this cake is one of the most beautiful i have ever seen… and when these “pinterest weary” eyes make such a comment, you know for sure that is much more than a simple compliment. love love love love love love love love love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *