Geléia de Manga com Pimenta


Geléia de Manga com Pimenta - A Mesa da Carolina
Alerta de receita picante MODE ON. Está avisado, para os fracos de boca (brincadeira, gente), reduzam a pimenta pela metade ou mais. Essa geléia de manga está mais para um codimento, talvez quem sabe? Com certeza não é o tipo de geléia ideal para se comer no café da manhã as 7:30 de um dia de semana. Isso aqui é coisa para acompanhar um lombinho de porco, ou um taco vegetariano. Colocar em cima de um queijinho, ou surpreender na sobremesa. De cores vibrantes e gosto forte, é uma opção e tanto para aproveitar a fartura de manga que Dezembro nos traz.

Geléia de Manga com Pimenta - A Mesa da Carolina Geléia de Manga com Pimenta - A Mesa da Carolina

 Minha história com manga e pimenta começou em uma das visitas à minha prima em Berlin. Ela mora com a Caro, que é do México. Acho que já contei isso aqui, mas teve um dia que a Caro me deu para provar um tal de manguito, uma manga desidratada com açúcar e chilli. Sem palavras para como aquilo era viciante, tão viciante que ela só me deu um e escondeu o resto do saco. 🙁 Compreensível, não posso dizer que não faria o mesmo. De qualquer maneira, aquilo foi o início de uma mania. Cubinhos de manga com sal e chilli em flocos, salsa picante de manga, granita de manga com chilli, e agora essa geléia de manga com pimenta malagueta.

Geléia de Manga com Pimenta - A Mesa da Carolina

Você pode usar a manga sem fiapo (Tommy). Mas como na feira orgânica a manga sem fiapo estava verde e eu sem paciência para esperar 3 dias ela amadurecer, comprei 3 mangas com fiapo, maduras, mas nem tanto. Fica tão bom quanto, se não melhor, pois é mais doce. Ou seja, faz com a manga que tiver por aí, com fiapo, sem fiapo, fica a gosto. É só cortar tudo em cubinhos de 1-2cm e fazer geléia. E para terminar, uma foto do nosso gato, Cmd, pois ele tem olho cor de manga.

Geléia de Manga com Pimenta - A Mesa da Carolina


GELÉIA DE MANGA COM PIMENTA
(Rende um pote médio)

Ingredientes

500g de manga madura, porém firme, cortada em cubinhos
1/2 xícara de açúcar cristal
6 pimentas malaguetas picadas com semente (são aquelas pequeninas, mais fortes que a dedo de moça. Rende mais ou menos 1 colher de sopa de pimenta picadinha)
Um esguicho de limão tahiti
Sal marinho

Instruções

Colocar todos os ingredientes em uma panela sobre fogo médio. Quando ferver, reduzir o fogo e cozinhar por volta de 30 mins, mexendo vez ou outra para não grudar. A manga vai amolecer e desmachar quase que por completo. Quando der o ponto, deixar esfriar um pouco e transferir para um pote de vidro esterelizado. Deixar esfriar por completo, tampar e guardar na geladeira.

Comer!

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    if you don’t stop me, i could eat mangoes all day every day so i am almost ashamed to say i do not have much of a history with dried mangoes. i will be correcting that this week!!! thank you caro and carolina 🙂

    • FoodGeekGraze diz

      reporting back to you… i just finished off my first bag of “Trader Joe’s Chile Spiced Mango”. i am sitting here angry about only buying one bag. yummy x10000000

        • FoodGeekGraze diz

          yep. the addiction has gotten a hold of me hard, carolina. my four-legged furry mess and i went skijoring. that is grueling and exhausting and fun. have you ever played around with this sport? besides regular meals, we shared nut-stuffed granola and homemade turkey jerky. i also made him some peanut butter sweet potato doggy treats. and… drum roll… i also stopped by trader joe’s before i drove into the mountains and shoved my backpack full of spicy sugary mango strip love. i have now spread the virus to three other people. caro and you are starting a plague.

    • Carolina diz

      Oi, Sol! Eu usei a Palmer, mas não se preocupe se for outra variedade. Use a que estiver mais bonita e gostosa e que você tenha maior acesso.

      Beijos!

  2. Claudia Alvarenga diz

    Fiz sua receita no natal de 2016 pela primeira vez ,fez tanto sucesso que não parei mais. Uso também pimenta dedo de moça e fica muito bom. Agradeço por repartir essa maravilhosa receita.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *