Salada de Feijão Preto com Manga


Salada de Feijão com Manga - A Mesa da Carolina

A pessoa passa os últimos 45dias sem quase nada para fazer no trabalho, aí nos últimos dias antes do natal entra 5739 projetos para a primeira semana de Janeiro. Gente, o que aconteceu com aquela regrinha de que nada acontece entre Dezembro e o Carnaval? Queria sair de férias calmamente, mas estou vendo que serão muitas emoções. Até o último segundo. Então, desculpa pela falta de post com temática natalina. Todos sabem que eu tenho um pequeno problema com essa parte de se organizar e tal. Ainda mais se a vida está tumultuada como agora. E como deve estar todo mundo já na comilança de panetone, tender, peru, farofa e afins, acho que, pelo menos 1 ou 2 de vocês, ficarão felizes com essa receita de salada de feijão preto com manga. Leve, refrescante, mas boa o bastante para um almoço feliz sem deixar ninguém com fome.

Salada de Feijão com Manga - A Mesa da Carolina Salada de Feijão com Manga - A Mesa da Carolina

É muito moleza de fazer. Se você comprar o feijão preto pronto (tem uma marca aí que vende, vem em uma caixinha e tem a opção de ser orgânico), é ridículo. Basicamente picar, juntar e misturar. Como eu tinha comprado um saquinho de feijão preto orgânico na feira, deixei de molho no dia anterior e cozinhei pela manhã. :p É muito importante deixar o feijão de molho, para eliminar os gases e ajudar na absorção dos nutrientes. E de sobra, na hora de cozinhar, é bem mais rápido. Sim, exige uma certa preparação. Mas quando eu esqueço, compro a opção pronta sem dó. 🙂 E quando eu lembro, fico feliz, pois aí eu cozinho do meu jeitinho, sabendo o que vai dentro – louro e um pedacinho de gengibre. Sal só depois de cozido.

Salada de Feijão com Manga - A Mesa da CarolinaSalada de Feijão com Manga - A Mesa da Carolina

Um detalhe, o molho da salada leva a geléia de manga com pimenta que fizemos outro dia! 🙂 Mas não se preocupe, caso não tenha ela em casa 🙁 pode substituir por mel e colocar mais um pouco de pimenta fresca.


SALADA DE FEIJÃO PRETO COM MANGA
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

1 1/2 xícaras de feijão preto cozido, sem a água
3/4 de xícara de manga (madura, mas firme)
1/4 de cebola roxa (ou 1/2, se for pequena. Queremos o equivalente a 2 colheres de sopa após picadinha)
1-2 dente de alho (dependendo do tamanho)
1 pimenta dedo de moça grande
1 punhado de coentro
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de geléia de manga com pimenta (bem cheia)
Suco e raspas de meio limão tahiti
1 boa pitada de sal marinho
Brotos e a outra metade do limão para finalizar (opcional)

Instruções

Cortar a manga em cubinhos. Picar o alho e a cebola roxa em cubinhos bem pequenos. Deixar a cebola roxa de molho em água gelada por 10 mins, caso não queira um gosto tão forte. Depois drenar e secar bem. Picar a pimenta em pedacinhos miúdos e o coentro finalmente (com talo e tudo). Em uma tigela, juntar o feijão, a manga, coentro, alho, pimenta, cebola roxa e raspas de 1/2 limão tahiti.

Para o molho, misturar azeite, suco de 1/2 limão, e 1 colher de chá generosa de geléia de manga com pimenta. Mexer bem. Juntar o molho aos outros ingredientes, temperar com sal e misturar tudo, delicadamente. Finalizar com mais um pouco de suco de limão e brotinhos (opcional).

Comer!

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *