Feijão Branco com Pimentão e Tomate


Feijão Branco com Pimentão e Tomate - A Mesa da Carolina

Essa é uma receita tão simples, perfeita para o jantar nesses dias de verão chuvosos que estamos tendo. Cansada após o trabalho, tudo o que eu quero é algo que não tome muito tempo, mas que seja reconfortante. Aproveitando dois produtos do nosso verão – pimentão e tomate – você faz esse feijão branco com chorizo em um piscar de olhos. Se encontrar pimentão vermelho, use. Como por aqui pimentão orgânico é normalmente verde, eu usei esse mesmo.

Feijão Branco com Pimentão e Tomate - A Mesa da Carolina Feijão Branco com Pimentão e Tomate - A Mesa da Carolina

Para esse prato você tem duas opções. Ou compra o feijão em lata, o que é mega prático e eu sempre tenho uma lata ou duas na despensa, ou se programa para ter feijão cozido na geladeira. A segunda opção é a melhor, além de você controlar direitinho o que vai comer, ainda vai render feijão para usar em outros pratos. E é super moleza, não precisa nem de panela de pressão! O segredo é deixar de molho de um dia para o outro na água com um pouquinho de suco de limão. No outro dia, enxaguar bem e cozinhar por 45-60 mins com um pedacinho de gengibre (para reduzir ainda mais os gases) e algumas folhas de louro. O sal vai apenas depois do feijão pronto, e pouco. Aí é escorrer e guardar na geladeira ou congelar. 🙂

 Feijão Branco com Pimentão e Tomate - A Mesa da Carolina


FEIJÃO BRANCO COM PIMENTÃO E TOMATE
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

120g de chorizo
1 cebola roxa média
1 pimentão vermelho (ou verde, ou amarelo)
2 alhos
1/2 pimenta dedo de moça
2-4 folhas de louro
2-4 raminhos de tomilho
10-12 folhinhas de sálvia
1/4 de xícara de vinho branco
1 lata de tomate pelado (ou 400g de tomate sem casca e sem caroço)
1 1/2 xícaras de feijão branco cozido
Suco de 1/2 limão siciliano
Azeite
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora

Instruções

Fatiar a cebola, cortar o pimentão ao meio, retirar as sementes e a membrana, e cortá-lo em tiras. Descascar os alhos e  cortar em fatias finas. Picar a pimenta finamente (retirar as sementes e a membrana branca caso não deseje que fique muito picante). Reservar 4 folhinhas de sálvia e picar o restante. Tirar a pele do chorizo e cortar em fatias.

Em uma panela de fundo grosso, esquentar sobre fogo médio-alto um pouquinho de nada de azeite e juntar os chorizos até dourar. Retirar da panela e reservar. Diminuir o fogo. Aproveitando o óleo da linguiça, refogar a cebola e o pimentão por 2-3 minutos, juntar o alho, a pimenta, o louro, as folhinhas do tomilho e a sálvia. Refogar por mais alguns minutos. Juntar o vinho branco e deixar evaporar, esfregando o fundo da panela com uma colher de pau.

Acrescentar o tomate e o feijão, aumentar o fogo. Misturar bem e provar. Colocar um pouquinho de sal e pimenta do reino (pouco, pois o chorizo já é temperado). Deixar ferver e baixar novamente o fogo. Cozinhar por 30-45 mins até que tudo fique bem reduzido, com sabor concentrado. Enquanto isso, esquentar um pouquinho de azeite em uma frigideira pequena e fritar rapidamente as folhas de sálvia restantes (3-5 segundos). Reservar sobre uma toalha de papel. Antes de desligar o fogo, misturar a maior parte do chorizo separando alguns para decorar o prato. Espremer o suco de meio limão siciliano e misturar. Provar e corrigir o tempero. Servir em duas tigelas, com as fatias reservadas de chorizo por cima, algumas folhinhas de tomilho, as sálvias fritas e um fio de azeite.

Fica perfeito sobre uma torrada!

Comer!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *