Salada de Tomate com Queijo Coalho


Salada de Tomate com Queijo Coalho - A Mesa da Carolina
Nunca um post foi tão difícil quanto esse. Socorro! Desde Sexta passada estamos sem internet. Sempre quando ligávamos para a cia, informavam que ia voltar no dia seguinte. Não voltava, ligávamos novamente, e informavam outra data. Hoje pela manhã, saindo para o trabalho, vi funcionários dessa cia quebrando a calçada para passar alguns fios. Me encheu de esperança! Hehehehehe! E de fato a internet voltou – 4 dias depois, mas voltou. Finalmente posso dividir com vocês a receita dessa salada de tomate com queijo coalho que é facílima e rápida de fazer.

Salada de Tomate com Queijo Coalho - A Mesa da Carolina  Salada de Tomate com Queijo Coalho - A Mesa da CarolinaSalada de Tomate com Queijo Coalho - A Mesa da Carolina

Aproveite a época de tomates e compre de vários tipos e formatos. Se der sorte, e encontrar cores diferentes, compre também. Quanto maior a variedade, mais bonito o resultado <3 Se estiver com pressa, use um pesto pronto. Mas abaixo eu vou te ensinar a fazer um bem rapidinho, que pode ser usado depois em outras receitas. Ou como eu, para comer torradinhas entre uma refeição e outra. Tudo bem prático, colorido, e com a carinha do verão. Ah, para uma versão vegana, omita o queijo, fica muito bom também.

Salada de Tomate com Queijo Coalho - A Mesa da Carolina


SALADA DE TOMATE COM QUEIJO COALHO
(Serve 2-4 pessoas)

Ingredientes

Para o pesto:
1 xícara de manjericão (apenas as folhas)
1/2 xícara de azeite
1-2 dentes de alho (dependendo do tamanho)
1/4 de xícara de nozes (qualquer tipo)
Raspas e suco de 1/2 limão siciliano
Sal marinho e pimenta do reino

Para a salada:
500g de tomates variados
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de pimenta calabresa (ou chilli em flocos)
1 colher de sopa cheia de pesto
70g de queijo coalho
1/2 limão siciliano, mais azeite e folhinhas de manjericão para servir

Instruções

Para preparar o pesto, processar o manjericão, o alho e as nozes. Juntar o azeite e pulsar novamente para misturar. Juntar as raspas, o suco de limão e temperar com um pouquinho de sal e pimenta do reino. Misturar, provar e corrigir o tempero, caso necessário. Transferir para um recipiente de vidro e guardar na geladeira. Alternativamente, use um pilão.

Para a salada, cortar os tomates em pedaços pequenos e tranferir para uma tigela. Juntar o azeite e o sal e misturar bem. Reservar por 10-15 mins. Enquanto isso, cortar o queijo em fatias de mais ou menos 3mm de espessura. Esquentar uma frigideira não aderente em fogo médio (caso não seja muito boa, untar com um pouquinho de azeite para não grudar). Grelhar o queijo de ambos os lados até dourar. Reservar.

Drenar os tomates (descartar o líquido, vai estar bem salgado). Juntar a pimenta, 1 colher de sopa do pesto, um pouquinho de suco de limão e misturar bem. Colocar em um prato, com as fatias de coalho grelhadas por cima, decorar com algumas folhinhas de manjericão e mais um fio de azeite. Servir com gomos de limão.

Comer!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *