Cogumelo Grelhado com Molho de Tahine


Cogumelo Grelhado com Molho de Tahine - A Mesa da Carolina
Se você me acompanha no Instagram, sabe que ganhei uma dessas caixas para cultivar cogumelos em casa (!!!!!!!!!!). No meu caso, shimeji branco. No começo foi meio difícil. Eu, com toda minha esperteza, fiz os furinhos de um lado e ficava molhando do outro. Demorei uns 3 dias para me dar conta do erro, mas uma vez corrigido, comecei a ter cogus em abundância! Até fantasia rolou! E rolou também essa entradinha deliciosa de cogumelos grelhados com molho de tahine.

Cogumelo Grelhado com Molho de Tahine - A Mesa da Carolina Cogumelo Grelhado com Molho de Tahine - A Mesa da Carolina


COGUMELO GRELHADO COM MOLHO DE TAHINE
(Serve 2 como entrada)

Ingredientes

200g de shiitake ou shimeji
1 limão siciliano (ou tahiti)
1 colher de chá de tahine
1 colher de chá de shoyo
1/2 colher de chá de mel
1/2 dente de alho
1-2cm de gengibre
1 pimenta malagueta pequena (ou dedo de moça)
1 punhadinho de coentro
1/2 colher de chá de gergelim preto
1 pitada pequena de sal marinho

Instruções

Esquentar uma grelha sobre fogo médio-alto. Limpar os cogumelos e cortar o talo mais duro, se houver. Sobre a grelha seca (mas se precisar pode pincelar um pouquinho de azeite ou óleo de gergelim), grelhar os cogumelo virando uma ou duas vezes até obter marcas escuras (1-2mins com a chapa bem quente). Fazer esse processo aos poucos, transferindo os já prontos para um prato. Por último, cortar o limão ao meio (reservando as raspas de uma metade) e grelhar com o corte virado para baixo.

Para o molho, juntar em um recipiente pequeno o tahine, shoyo, mel, suco de meio limão (uma das metades grelhadas), o alho bem picadinho, o gengibre ralado e a pimenta cortada em rodelinhas finas. Misturar bem e provar. Corrigir o molho com mais limão ou mel, caso necessário.

Misturar o cogumelo com algumas folhinhas de coentro e o gergelim preto. Finalizar com uma pitada pequena de sal e as raspas de 1/2 limão. Servir com o molho de tahine e a metade reservada do limão grelhado.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *