Granita de Cenoura


Granita de Cenoura - A Mesa da Carolina
“A luz apaga porque já raiou o dia. E a fantasia vai voltar pro barracão. Outra ilusão desaparece quarta-feira. Queira ou não queira terminou o carnaval.” E é com essa música na cabeça que escrevo esse post. Com ânimos menos afoitos, com menos barulho na rua, já sem aquele baticum que vinha lá de baixo 24hr por dia. Não me entenda mal, eu gosto de tudo isso, ficava da janela vendo a alegria das pessoas, as criancinhas pulando na praça com vestidos de princesa e capas de super herói. Mas o silêncio que reina agora também tem seu valor. E para comemorar, e combater o calor que teima em ficar por aqui, essa granita de cenoura com laranja, gengibre, e cúrcuma.

Granita de Cenoura - A Mesa da Carolina   Granita de Cenoura - A Mesa da Carolina

A menos que você tenha uma daquelas máquinas de suco, vai precisa passar tudo por uma gase de algodão (dessas de fazer queijo, ou um pano de prato fino, ou mesmo uma fralda). Do contrário, fica com uma textura meio estranha. Depois é só colocar no congelador e usar o garfo para fazer a granita, tipo uma raspadinha. Se tiver forma de picolé, fica uma delícia também, e mais prático – a granita você pode deixar para quando for servir como sobremesa. Mas independentemente da forma de servir, essa receita é refrescante e saudável! É um poderoso anti-séptico, anti-oxidante e ajuda a desintoxicar o fígado, o que vem a calhar após o carnaval. 🙂

Granita de Cenoura - A Mesa da CarolinaGranita de Cenoura - A Mesa da Carolina


GRANITA DE CENOURA
(Rende uma tijela média)

Ingredientes

600g de cenoura
1/4 de xícara de mel (substituir por xarope de bordô para uma versão vegana)
3/4 de xícara de suco de laranja
Raspas de 1 laranja
2-3cm de gengibre
1/2 de colher de chá de cúrcuma em pó
1 xícara da água de cozimento da cenoura
Sal e pimenta do reino
1 colher de sopa de vodka (opcional)
Pimenta rosa para servir (opcional)

Instruções

Descascar as cenouras, cortar, colocar em uma panela e cobrir com água. Deixar cozinhar em fogo médio até que fique macia (20-30 mins). Em outra panela, juntar 1/4 de xícara de mel, 3/4 de xícara de suco de laranja, o pedaço de gengibre já descascado, e as raspas de uma das laranjas. Colocar sobre fogo médio e quando ferver, diminuir o fogo e deixar por 5 mins. Reservar.

Drenar as cenouras reservando a água de cozimento. Juntar em um liquidificador as cenouras, a mistura de mel, laranja e gengibre, a cúrcuma, uma pitadinha de sal e outra de pimenta do reino, uma xícara da água de cozimento da cenoura, e a vodka, se for usar. Bater tudo até obter uma mistura homogênea.  Passar a mistura aos poucos por um tecido fino, para remover a polpa da cenoura.

Colocar o suco coado em um recipiente e levar ao congelador. Para servir, raspar com um garfo formando a raspadinha. Se quiser, finalizar com pimenta rosa.

Comer!

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    this might be one of the most exciting shares i have seen in a very, very, very long time. carolina, you are a hunger maestra. obrigada 🙂

    • Carolina diz

      Thanks! It is lovely, and perfect for the summer! I guess you still need to wait a few months for summer, don’t you? Is it still freezing over there?

      • FoodGeekGraze diz

        actually, jimi and i went hiking on some nearby snowy forest mountain trails just this morning… but… but… temperature never stops my fearless tummy, carolina. since pinning, two batches of this deliciousness have been made and consumed. i kinda find it revolutionary and it teases my mind into making all things into granita. i owe you so many thank you’s and hugs and thoughts of wonderful. until ~

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *