Salada Asiática de Repolho Roxo


Salada Asiática de Repolho - A Mesa da Carolina

Eu amo esse tipo de salada, com tudo picadinho e bem colorido. O melhor é que você não precisa se prender muito aos ingredientes, pode usar o que tiver em casa sobrando… O molho asiático leva manteiga de amendoim, vinagre de arroz, óleo de gergelim tostado, gengibre, alho e shoyo, substituindo lindamente o tradicional molho de maionese. O resultado final é ótimo, tem um gosto típico sem ser muito forte. Faz um ótimo acompanhamento para peixes, frangos, ou um ótimo sanduba com pão pita.

Salada Asiática de Repolho - A Mesa da Carolina Salada Asiática de Repolho - A Mesa da Carolina Salada Asiática de Repolho - A Mesa da Carolina

Aqui em casa comemos com salmão marinado no missô, shoyo e kirin. Simples e delicioso. Esses micro greens de rabanete que usei para finalizar foram comprados na feira orgânica do Bairro Peixoto (assim como as maçãs, a cebolinha, a salsinha e a cebola roxa), mas você pode finalizar com umas folhas reservadas da salsinha. Eu não o faço pois meu marido acha que não gosta de salsinha, se ver uma folha ele pira. Então eu as pico muito bem e misturo na salada. Pronto, ele foi só elogios. Hihihihihihihi. Ah! Não posso esquecer. As sobras fazem um ótimo yakisoba! Só saltear tudo com o macarrão já cozido e colocar um pouquinho mais de shoyo.

Salada Asiática de Repolho - A Mesa da Carolina


SALADA ASIÁTICA DE REPOLHO ROXO
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

Para a salada:

1/2 repolho roxo
1 maçã vermelha
1 cenoura média
1 cebola roxa pequena
2-3 rabanetes
2 cebolinhas
1 colher de sopa de salsinha picada (inclusive o caule)
1/4 de xícara de amendoim (ou amêndoas, ou castanha de caju…)
Micro greens ou folhas de salsinha para finalizar

Para o molho:

2 colheres de chá de pasta de amendoim
1 colher de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de chá de shoyo
1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
2 colheres de chá de mel
1 alho bem picadinho
1 cm de gengibre ralado
1 pimenta dedo de moça bem picadinha

Instruções

Para fazer o molho, colocar todos ingredientes em um potinho de vidro, fechar e chacoalhar bem. Provar e corrigir colocando mais vinagre, shoyo ou mel. Reservar.

Para a salada, tirar as folhas mais externas do repolho e cortar finamente. Cortar a maçã em 4, retirando o miolo e cortar à julienne (você pode usar uma mandolina para fazer as fatias e cortar os palitinhos em seguida). Cortar a cenoura à julienne (ou ralar) e fatiar finamente a cebola e o rabanete (usar a mandolina). Fatiar as cebolinhas e picar o equivalente à 1 colher de sopa de salsinha.

Cortar o amendoim grosseiramente e tostar em uma frigideira seca sobre fogo médio por 1-2 minutos, tomando cuidado para não queimar.

Juntar todos os ingredientes da salada em uma tigela grande, regar com o molho e misturar bem (usar as mãos). Finalizar com micro greens ou folhas de salsinha.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *