SALADA DE FIGO


Salada de Figo - A Mesa da Carolina

Estamos na época de figo!!!!! Eu não estava com muitas esperanças de achar figo orgânico, nem procurando estava… mas como em um passe de mágica, me deparei com figuinhos super fofos lá na feira orgânica do Bairro Peixoto. Comprei meia dúzia ou mais, e corri para casa, parando só para comprar presunto parma e mussarela (não consigo escrever muçarela) pelo caminho. Tem coisa melhor que salada assim? Fresquinha e valorizando o alimento? Não tem não…

Salada de Figo - A Mesa da Carolina Salada de Figo - A Mesa da Carolina

Agora que já comemos figo dessa maneira clássica, estou aqui matutando o que fazer com aqueles que sobraram. Pensei em uma torta com cebola caramelada e queijo azul (ou brie ou feta…), ou em uma geléia para servir com queijo assado. Ou ainda, uma tapenada de figo com azeitona, que deve ficar ótima com queijo de cabra batido. São tantas opções… e olha que nem falei do bolo! Mas mesmo assim, estou aceitando sugestões. E se os figos acabarem, espero ter sorte para encontrar mais semana que vem.

Salada de Figo - A Mesa da Carolina

Off topic, deixo com vocês um cachorro chamado Figo, que é uma das coisas mais maravilhosas desse mundão de deus.


SALADA DE FIGO
(Serve 1 pessoa)

Ingredientes

2 figos maduros
1 maço de mini rúcula
2 fatias de presunto parma
1/4 de xícara de nozes
2-4 bolinhas de mussarela de búfala
1 colher de sopa de azeite
suco de 1/2 limão
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de vinagre balsâmico
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora

Instruções

Para o molho, colocar azeite, suco de limão, mel, vinagre e uma pitada pequena de sal e pimenta do reino em um vidrinho pequeno. Fechar e chacoalhar bem. Provar e corrigir o tempero. Não precisa colocar muito sal, pois o presunto já é salgado.

Com as mãos, rasgar o figo em pedaços menores (você pode usar uma faca, mas eu gosto da textura irregular que usar as mãos traz). Fazer o mesmo com o presunto e a mussarela, rasgando-os em pedaços menores. Colocar tudo em uma tigela, junto com a rúcula. Picar as nozes grosseiramente e dourar em uma frigideira sobre fogo médio por 1-2 mins. Jogar as nozes sobre a salada e regar com o molho logo antes de servir.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *