Berinjela Crocante


Berinjela Crocante - A Mesa da Carolina

Eu AMO essa receita! Como vocês sabem, sou flextariana, ou seja, tenho um consumo reduzido de carne. Não acho que preciso comer carne todo dia para me alimentar bem. Muito pelo contrário, prefiro ter uma alimentação a base de vegetais, queijo e ovo, e deixar bife, frango e peixe para os finais de semana. Não pretendo virar vegetariana, mas acredito que a dieta flextariana, juntamente com um consumo consciente, traz enormes benefícios econômicos e sócio-ambientais. Por consumo consciente, quero dizer a preocupação em comprar produtos orgânicos, de agricultura familiar e reduzir ao máximo o desperdício. Dito isso, essa berinjela crocante é um exemplo de prato que costumamos ter para o jantar aqui em casa. Meu marido, que come carne todo dia, ama. E tenho certeza que você também vai gostar. Até quem não gosta de berinjela vai gostar.

Berinjela Crocante - A Mesa da Carolina Berinjela Crocante - A Mesa da Carolina

Como muitos outros pratos, esse surgiu de um pequeno erro. Eu queria fazer uma berinjela empanada, separei tudo, cortei a berinjela, processei o pão, ralei o queijo, coloquei farinha em um prato raso, e quando chegou na hora do ovo… cadê ovo? Pois é, vivendo com um comedor de ovo voráz, já era de se esperar. Acabei dispensando a farinha e derretendo um pouco de manteiga para ajudar a grudar o farelo de pão nas fatias de berinjela. O resultado foi super bom e mega crocante. Nunca mais fiz de outro jeito. Só não contem para o marido, pois no dia em questão ele ficou de castigo por acabar com o ovo e não repor. :p A receita demanda um pouquinho de tempo, mas efetivamente, você vai ficar com as mãos na massa por menos de 30 mins. E vai valer a pena.

Berinjela Crocante - A Mesa da Carolina

Outra dica? Sirva as berinjelas crocantes dentro de um pão pita com alface e fatias de tomate, com um pouquinho de molho e ó! Melhor sanduba e ainda saudável. E Preciso falar que está na época da berinjela? <3


BERINJELA CROCANTE
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

Para a berinjela crocante:
1 berinjela grande
80g de pão (uso um de fermentação natural com 6 tipos de grãos)
3 folhinhas de sálvia
1 raminho de alecrim
1 punhadinho de salsinha
1 colher de chá de orégano
Sal marinho e pimenta do reino
1/4 de xícara de parmesão ralado bem fino (+- 20g)
20g de manteiga

Para o molho de tomate:
1 cebola roxa
4 dentes de alho
1 talo de aipo (salsão)
1 lata de tomate pelado italiano
Metade da mesma lata de água
1 raminho de alecrim
3-4 folhinhas de sálvia
1 punhado de manjericão
Vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino

Para Servir:
Folhas verdes (eu usei agrião mini)
Suco de 1/2 limão
Um pouco de parmesão ralado na hora

Instruções

Cortar a berinjela em fatias grossas, 1-1.5 cm, colocar em uma peneira e polvilhar com sal marinho (mais ou menos 1/2 colher de chá). Reservar por 40-60 mins para retirar o excesso de umidade.

Processar o pão, o alecrim, a sálvia, a salsinha, o orégano e um pouquinho de sal marinho e pimenta do reino até obter uma farofa grossa. Misturar com o parmesão ralado e reservar.

Fazer o molho. Picar a cebola e o salsão em pedacinhos bem pequenos, e fatiar os dentes de alho finamente. Esquentar um fio generoso de azeite sobre fogo médio, saltear a cebola e o salsão por 2-3 mins, e acrescentar o alho. Saltear por mais 2-3 mins. Caso queira dar um sabor extra, e não se importar que o prato não seja vegetariano, acrescentar 2 filezinhos de aliche picados.

Acrescentar a lata de tomates e mais metade da mesma lata de água. Picar o alecrim e a sálvia e acrescentar também, temperando tudo com sal marinho e bastante pimenta do reino moída na hora. Deixar ferver e baixar o fogo, deixando cozinhar por uns 30 mins, mexendo vez ou outra. No final, picar o manjericão (reservando algumas folhinhas para finalizar) e acrescentar no molho, juntamente com uma boa esguichada de vinagre balsâmico. Mexer, provar e corrigir o tempero, caso seja necessário.

Pré-aquecer o forno a 220 graus C. Enquanto o molho cozinha, derreter 20 g de manteiga e secar bem as fatias de berinjela com papel toalha ou um pano de prato limpo. Pincelar um tabuleiro com um pouquinho de nada de manteiga derretida. Fatia por fatia, pincelar a berinjela com manteiga derretida e passar no farelo de pão, pressionando um pouco para grudar na base e no topo, e colocá-las sobre o tabuleiro lado a lado. Colocar o restante do farelo sobre as fatias e pingar o restante da manteiga derretida por cima. Assar por 20-25 mins ou até que estejam douradas e crocantes. Usar uma espátula para retirá-las do tabuleiro.

Para servir, dividir o molho de tomate em 2 pratos, as fatias de berinjela crocante sobre eles, e um punhado de folhas verdes temperadas com suco de limão. Finalizar com as folhinhas de manjericão reservadas e mais um pouco de queijo ralado.

Comer!

Comentários

    • Carolina diz

      Rssss…. pois é, acho que tem muita gente flextariana por aí. Aí inventaram de por um nome nisso. Rsssss.

      Depois me conta o que achou!

      :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *