Biscoito de Fubá com Erva Doce


Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina

Eu não sabia que erva doce e fubá casavam tão bem até nossas últimas férias em Igatu. A Nil, que gerencia a Pousada Café da Vila, fazia todo o dia um bolo fresquinho. Íamos sempre tomar o café da tarde lá, torcendo para que o bolo do dia fosse o de milho. SOCORRO! Melhor bolo de milho não há! Quentinho, molhado, bem leve, com o farelo grosso, e um toque de erva doce. <3 Na primeira garfada já havia decidido fazer algo com fubá e erva doce quando voltasse para casa. Depois, pesquisando um pouco, vi que em Minas é muito comum uma tal broinha de milho com essa erva. E porque não seria? É um casamento perfeito. E é exatamente essa combinação que faz esse biscoito ser tão especial.

Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da CarolinaBiscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina

Esse não é um biscoito para o dia-a-dia, cada bolacha tem mais ou menos 10g de açúcar, então é um regalo para quando estivermos precisando de um carinho. A receita rende uns 26 biscoitos, que podem ser congelados e assados quando for conveniente. Podem não, devem. Depois de congelados, os gostos se mesclam e se aprofundam. Quanto mais tempo na geladeira, melhor. É só fazer as bolinhas, congelar em um tabuleiro, e depois de algumas horas transferir tudo para um pote que possa voltar ao freezer. Pronto, seu estoque de biscoitos para alegria instantânea está feito.

Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina  Biscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da CarolinaBiscoito de Fubá com Erva Doce - A Mesa da Carolina


BISCOITO DE FUBÁ COM ERVA DOCE
(Rende 26 biscoitos)

Ingredientes

200g de manteiga sem sal
260g de açúcar cristal
1 ovo
200g de farinha de trigo
80g de fubá
1 colher de chá de fermento químico em pó
2 colheres de chá de erva doce
1 pitada de sal marinho

Instruções

Em uma batedeira, bater a manteiga e o açúcar por 5-6 mins. Parar de bater, colocar o ovo, e voltar a bater por mais 5-6 mins até formar um creme claro e bem leve. Enquanto isso, misturar o restante dos ingredientes, inclusive uma pitada pequena de sal, em uma outra tigela. Peneirando a farinha e o fubá. Juntar a mistura de farinha à mistura de manteiga com açúcar em três partes, batendo em velocidade baixa só até incorporar. Raspar a lateral da tigela conforme necessário. Lembre-se de não bater muito a massa após acrescentar a farinha, para não desenvolver muito o glúten e evitar um resultado final duro.

Com uma colher de sorvete, tirar bolas da massa e transferir para um tabuleiro, lado a lado. Provavelmente você vai precisar de dois tabuleiros. Transferir os tabuleiros para o freezer, e quando os biscoitos estiverem congelados, colocá-los em um pote que possa voltar ao freezer. Note que mesmo se quiser assar todos os biscoitos de uma só vez, eles precisam ficar no mínimo duas horas na geladeira, mas preferencialmente de um dia para o outro.

Quando quiser assar um biscoito, pré aquecer o forno a 180 graus C, tirar a quantidade desejada de bolinhas 5 mins antes de levar ao forno, colocar em um tabuleiro com bastante espaço entre elas e assar por 18-20 mins. Eu aço por 18, pois prefiro o centro macio. Retirar os biscoitos do forno, esperar 2 mins, e transferir as bolachas para uma grade ou tábua para que terminem de esfriar. Não tente transferir o biscoito assim que ele sai do forno, pois vai estar muito mole. Enquanto estiverem esfriando, polvilhar mais um pouquinho de sal marinho, para realçar o sabor.

Comer!

 

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    thankful for others taking vacations never had such deep meaning. that freezer hint is epic. i am sooooo ready for some of that fennel cornmeal instant joy 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *