Bolo de Chocolate com Avelã


Bolo de Avelã e Chocolate - A Mesa da Carolina

Para os adoradores de Nutella, aqui vai uma receita de bolo de chocolate com avelã bem fácil de fazer. E não, não leva Nutella, porque por aqui a gente gosta de usar ingredientes menos processados. O que não quer dizer que esse bolo seja uma opção saudável para comer todo dia, toda hora, sem limites. É doce, leva açúcar, farinha, um tanto de chocolate (e por isso mesmo é muito bom 🙂 ). Mas com uma alimentação balanceada, e uma vida ativa, todo mundo merece um agrado de vez em quando. Inclusive eu e você!

Bolo de Avelã e Chocolate - A Mesa da Carolina Bolo de Avelã e Chocolate - A Mesa da Carolina

Essa massa é muito versátil, fofinha, gostosa, e tem uma boa estrutura. Você pode fazer bolinhos individuais, bolos maiores, bolos em camadas, e até madeleines! Só dobrar, triplicar, multiplicar, que rende até um bolão de aniversário. É interessante deixar a massa descansar de um dia para o outro na geladeira, principalmente se for assar madeleines, mas não é 100% obrigatório. Eu gosto pois o resultado fica com uma textura melhor. Mas se não tiver como segurar a vontade, asse um cupcake na hora, e leve a tigela à geladeira para depois.

Bolo de Avelã e Chocolate - A Mesa da Carolina

Ps.: Mudei a maneira como eu faço esse bolo e editei a receita abaixo. Mudanças em negrito.


BOLO DE CHOCOLATE COM AVELÃ
(Rende um polo pequeno, ou alguns cupcakes, ou muitas madeleines)

Ingredientes

60g de avelãs (mais um pouco para enfeitar)
60g de farinha
2 colheres de chá de cacau em pó
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato
1 pitada de sal
100g 80g de açúcar cristal (uso orgânico)
2 ovos
1 colher de chá de baunilha
1/4 de xícara de leite integral
65g de manteiga
80g de chocolate amargo de boa qualidade (opcional)
1 colher de chá de manteiga gelada (opcional)
Algumas framboesas (opcional)

Instruções

Assar as avelãs em forno pré-aquecido a 220graus C por 10mins (ficar de olho para não queimar). Reservar (eu não tiro a pele, mas fique a vontade para esfregar com uma toalha limpa logo após retirar as avelãs do forno).

Em uma panelinha pequena, esquentar a manteiga sobre fogo médio-baixo, mexendo com um fuê, até que ela fique escura e com um cheiro maravilhoso de castanhas. Transferir a manteiga para outra tigela e deixar esfriar.

Colocar em uma vasilha a farinha (peneirando-a), o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal. Processar as avelãs em um processador até obter uma farofinha (não bater em excesso, para não liberar muito óleo). Juntar as avelãs à mistura de farinha. Em uma tigela separada, bater o açúcar com os ovos até obter um creme claro e leve (pode usar um fuê ou uma batedeira de mão). Juntar a baunilha e misturar.

Incorporar a mistura de farinha à mistura de ovos aos poucos, intercalando com o leite. Por fim, juntar a manteiga já fria. Misturar até obter uma massa homogênea. Nessa hora, você pode assar ou deixar a massa descansar na geladeira por 2hr ou mais (preferencialmente de um dia para o outro).

Quando for assar, pré-aquecer o forno a 180graus C. Colocar a massa em uma forma pequena e, se for usar, as framboesas por cima apertando levemente (como nessa foto). Assar por 25-35 mins. Fazer o teste do palito, restirar do forno, esperar 5mins, desenformar e deixar esfriar sobre uma grade.

Se quiser, derreter 80g de chocolate amargo, misturar um pouquinho de manteiga gelada, mexer bem e espalhar pelo topo do bolo. Assar algumas avelãs por 10 mins em fogo médio-alto, picar grosseiramente e finalizar.

Comer!

Comentários

  1. FoodGeekGraze diz

    the style… the style… ohhhh, the style. i am on mental repeat here because i am frozen in love. carolina, this chic yummy creation will be what i serve this weekend to a visiting friend who just found out she is pregnant. i give this a standing ovation in appearance and i can’t wait for my tummy to rate it, as well. obrigada!!!!!!!!

    • Carolina diz

      Hi, my friend! I hope you and your friend have liked this cake as much as we did. In fact, we just had it in a cupcake form (I keep the batter at the fridge and bake individual portions after dinner whenever we fell like we deserve a treat). 🙂 xoxo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *