Caprese de Caqui


Salada de Caqui - A Mesa da Carolina

Quando como caqui eu penso em meu pai (e no marido que faz uma piada terrível toda vez que escuta essa palavra). Não sei porquê. Não acho que seja a fruta preferida dele, mas tenho uma lembrança nítida de meu pai comendo caqui em pé na cozinha do nosso antigo apartamento. São essas memórias afetivas que a comida traz, aquele instante em que você sente o cheiro de algo, coloca na boca, e é levado para um outro espaço de tempo. Um pouco com isso em mente, e incentivada pelo fato que estamos na época de caqui, eu passei alguns dias planejando esse post.

Salada de Caqui - A Mesa da Carolina Salada de Caqui - A Mesa da Carolina

No começo estava pensando em fazer algo doce, como uma compota ou geléia, e foi durante um almoço, comendo uma caprese clássica com tomates, que tive a idéia de fazer uma versão com caqui. A consistência e o sabor combinariam muito, pensei. Fora que é a minha cara, uma receita com apenas 5 ingredientes e que fica pronta em um piscar de olhos. É basicamente colocar tudo em um prato. Quer dizer, e gastar 5 mins no fogão fazendo o molho de vinagre balsâmico com mel. Depois é só comer essa salada linda de morrer! Não tem como resistir à essas cores. <3

Salada de Caqui - A Mesa da Carolina Salada de Caqui - A Mesa da Carolina


CAPRESE DE CAQUI
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

2 caquis maduros (eu usei o rama forte, que é mais barato e tem a carne macia, mas escolhi 2 bem firmes ao toque)
100g de mussarela (muçarela) de bufala
1 punhado de folhas de manjericão italiano
1/4 de xícara de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
Pimenta do reino e sal marinho

Instruções

Começar pelo molho. Colocar em uma panelinha o vinagre, o mel, uma pitada de sal e pimenta do reino. Esquentar sobre fogo médio baixo. Quando ferver, baixar o fogo e deixar por mais 4-5 mins ou até que cubra a parte de trás de uma colher, sem escorrer por completo. Mexer de vez em quando e não esquentar muito, lembre-se que vai endurecer um pouco ao esfriar. Transferir para um potinho e reservar.

Colocar as folhas de manjericão maiores em dois pratos. Cortar o caqui ao meio e, com uma colher, tirar pedaços da polpa, dividindo-os entre os dois pratos. Rasgar as bolas de mussarela com as mãos e dividir entre os dois pratos. Finalizar com as folhas menores de manjericão e com o molho reservado.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *