Sopa de Batata


Sopa de Batata - A Mesa de Carolina

E esse friozinho gostoso, gente? Como lidar? Eu estou amando, mas fico super ansiosa só em pensar que quinta Feira que vem vai estar aquele calor de matar novamente. Sério, o que é esse calor carioca? A pessoa tem que viver na praia, de roupa de banho, e a base de salada e picolé para gostar. Eu que morro de amores por sopa, ensopado e afins, sofro. Então foi só a temperatura cair abaixo dos 30, que saí correndo para fazer essa sopa de batata. Venho me alimentando disso desde então. Segunda Feira tenho planos de jantar no Caldo Beleza. Venimin caldo de ervilha, angu e vaca atolada!

Sopa de Batata - A Mesa de Carolina Sopa de Batata - A Mesa de Carolina Sopa de Batata - A Mesa de Carolina

Me baseei naquela clássica sopa francesa de batata e alho poró. Eu amo essa sopa! Mas já estou careca de saber que se o prato não tem carne, eu tenho que colocar bastante sabor para o maridão não reclamar. E o que dá mais sabor do que uma cabeça de alho assada? Quase nada, né? Então faça um favor a você e coloque uma cabeça de alho para assar em fogo baixo por 40 a 60 mins. Aí é só fazer essa sopa, passar em um bom pedaço de carne quentinho, colocar no humus, ou amassar deliberadamente sobre uma fatia de pão. O alho assado não tem aquele gosto forte do alho cru, é doce e deliciosamente caramelado.

Sopa de Batata - A Mesa de Carolina Sopa de Batata - A Mesa de Carolina Sopa de Batata - A Mesa de Carolina


SOPA DE BATATA
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

1 cabeça de alho
1 cebola pequena
1/3 de xícara de alho-poró fatiado finamente
500g de batata
4 xícaras de caldo (ou água ou uma mistura dos dois)
Um pouco de suco de limão ou vinagre
Azeite
Sal marinho e pimenta do reino
Mini folhas para servir (usei mini espinafre e combina perfeitamente)
Iogurte para servir
Mais azeite, sal e pimenta do reino para serivir

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Tirar as camadas externas da cabeça de alho e cortar um pouquinho do topo para expor os dentes. Com um pedaço de papel aluminio, formar uma espécie de caminha para o alho, levantando e enrolando as bordas. Colocar o alho dentro da caminha, passar um pouquinho de azeite e assar por 40 a 60 mins, até que esteja cheiroso, dourado e macio. 🙂

Enquanto isso, fatiar o alho-poró até obter mais ou menos 1/3 de xícara. Cortar a cebola em cubinhos pequenos, e cortar a batata também em pedacinhos pequenos (não precisa tirar a casca, so lavar bem e depois secar). Os pedacinhos de batata devem ter por volta de 1 cm. Quando o alho estiver pronto, retirar do forno e deixar esfriar. Sobre fogo médio, esquentar um generoso fio de azeite em uma panela de fundo grosso. Juntar as cebolas e saltear por 2-3 mins sem deixar queimar (abaixar um pouco o fogo, se necessário). Juntar o alho-poró e saltear por mais 5 mins. Vai começar a criar uma camada dourada no fundo da panela, você quer que isso aconteça. Enquanto isso, retirar os dentes de alho de suas “cápsulas”. Juntar as batatas, o alho, e saltear por mais 5 mins, mexendo as vezes.

Juntar o caldo, se não tiver pode usar água, mas o caldo deixa MUITO mais gostoso. Quando ferver, abaixar o fogo e cozinhar por 30 mins, ou até que a batata esteja bem macia. Desligar o fogo, e processar a sopa com um mixer de mão ou em um liquidificador até que fique bem cremosa. Ligar novamente o fogo e temperar com sal e pimenta do reino a gosto. Colocar um pouquinho de suco de limão ou vinagre, provar e corrigir o tempero.

Servir com uma colherada de iogurte, um pouco de azeite, algumas mini folhas e finalizar com um pouco de flor de sal e pimenta do reino.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *