Sorvete de Cacau e Manteiga de Amendoim


Sorvete de Cacau e Manteiga de Amendoim - A Mesa da Carolina

Essa é uma versão diferente daquele sorvete de banana com mirtilo que fizemos ano passado. Digamos que aquela era a minha versão, e essa é a versão feita para agradar ao marido. Ao marido e ao resto do mundo, né? Quem não gosta de cacau e manteiga de amendoim? Talvez quem seja alérgico a amendoim… mas aí pode omitir esse ingrediente, sem problemas. Eu faço minha própria manteiga de amendoim há alguns anos. Não tem comparação com a versão comprada em supermercado e eu recomendo muito que você tente fazer em casa também. É só bater 500g (ou qualquer outra quantidade) de amendoim em um processador até obter a textura desejada.

Sorvete de Cacau e Manteiga de Amendoim - A Mesa da Carolina Sorvete de Cacau e Manteiga de Amendoim - A Mesa da CarolinaSorvete de Cacau e Manteiga de Amendoim - A Mesa da Carolina

O ideal para fazer esse sorvete é usar bananas bem maduras, assim fica mais doce e não precisa adicionar nada além de banana, cacau e manteiga de amendoim. Se você conseguir que estejam bem maduras mesmo, vai obter um gosto quase caramelado <3 Para servir, nibs de cacau dão textura e um gostinho bem pronunciado, mas se não encontrar, recomendo um chocolate de ótima qualidade e bem amargo, 100% se puder, picadinho por cima. A receita abaixo serve 2 pessoas, duplique ou quadruplique a receita se quiser. Se for demorar para comer, retire do freezer por uns 10 mins antes de servir.

Sorvete de Cacau e Manteiga de Amendoim - A Mesa da Carolina


SORVETE DE CACAU E MANTEIGA DE AMENDOIM
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

400g de bananas maduras (pesadas sem casca)
3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de cacau em pó (100% cacau)
1 pitadinha de sal marinho
Nibs de cacau (ou chocolate amargo picado) para servir

Instruções

Descascar e cortar as bananas em rodelas. Transfirir para uma vasilha e levar ao freezer de um dia para o outro. Quando estiverem congeladas, processar as bananas até obter uma massa clarinha e uniforme, parando de vez em quando para raspar o fundo, as laterais e desmanchar a “bola” que se forma. Esse processo deve levar de 5 a 15 minutos dependendo do seu processador. Juntar o cacau, o sal e a manteiga de amendoim e processar por mais 30 segundos ou até que fique tudo uniforme.

Transferir o “sorvete” para uma vasilha e levar ao freezer por pelo menos 1 hora. Se estiver muito duro, deixar uns 10 mins do lado de fora para que amoleça um pouco. Com uma colher de sorvete, retirar bolas dividindo entre dois copos ou vasilhas. Finalizar com nibs ou chocolate em pedaços.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *