Spaghetti com Molho de Tomates Assados


Spaghetti com Molho de Tomates Assados - A Mesa da Carolina

Esta é uma receita que fazemos muito aqui em casa, principalmente durante semana. É fácil assim. Coloca tudo no tabuleiro, esquece no forno por uns 40 mins, mistura o macarrão e pronto. Um prato saboroso e bonito para ninguém colocar defeito. O melhor é que você pode variar os ingredientes. Não tem tomate mas tem abóbora? Fica uma delícia. Tem um pimentão dando bobeira na geladeira? Coloca. O cogumelo esta caro? Compra beringela. Coloca cenoura, abobrinha, beterraba… Este é um prato sem preconceitos! E não tem nada melhor do que isso.

Spaghetti com Molho de Tomates Assados - A Mesa da CarolinaSpaghetti com Molho de Tomates Assados - A Mesa da Carolina Spaghetti com Molho de Tomates Assados - A Mesa da Carolina

Quando eu tenho um pouco mais de tempo (ou menos preguiça), faço também um farelo de pão tostado com queijo para jogar por cima. É um trabalhinho a mais, porém realmente recompensador. Fica viciante! É preciso fazer muita força para não comer todo o farelo assim que sai da frigideira. Sabe o que acabei de pensar? Deve ficar ótimo misturar pimenta calabresa junto com o pão e o queijo. Façam e me contem! <3

Spaghetti com Molho de Tomates Assados - A Mesa da CarolinaSpaghetti com Molho de Tomates Assados - A Mesa da Carolina Spaghetti com Molho de Tomates Assados - A Mesa da Carolina


SPAGHETTI COM MOLHO DE TOMATES ASSADOS
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

Para a massa:

500g de tomate cereja
2 cebolas roxas
1 cabeça de alho
200g de cogumelos (eu usei eryngui, mas pode ser portobello, shitake…)
2 raminhos de alecrim
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
200g de spaghetti
Manjericão para finalizar
Sal e pimenta do reino

Para a cobertura de pão:

50g de pão adormecido (usei um italiano de fermentação natural, mas pode ser qualquer pão)
20g de queijo parmesão ou pecorino
Sal e pimenta do Reino
Azeite

Instruções

Pré-aquecer o forno a 200 graus C. Cortar o topo do alho para expor o interior dos dentes, descascar as cebolas e cortar cada uma em 4 pedaços. Juntar cebola, alho, tomates, louro e alecrim em uma assadeira. Colocar o azeite e o vinagre balsâmico, temperar com sal marinho e pimenta do reino e mexer bem com as mãos, massageando o azeite nos vegetais para que fiquem bem cobertos. Não esquecer das ervas, para que não queimem. Levar ao forno por 40 – 50 mins.

Para fazer o farelo, juntar pão, queijo, bastante pimenta do reino e um pouquinho de sal (o queijo já é salgado) em um processador e bater até obter um farelo grosseiro. Esquentar um generoso fio de azeite em uma frigideira sobre fogo médio- alto. Acrescentar a mistura de pão e queijo, mexer bem para misturar o azeite à mistura, e tostar por alguns minutos até que fique dourado, mexendo vez ou outra. Ficar de olho para não queimar. Transferir para um recipiente e reservar.

Faltando uns 10 mins para os vegetais assados ficarem prontos, ferver bastante água em uma panela, salgar, colocar o spaguetti e cozinhar al dente. Retirar o tabuleiro do forno. Quando o macarrão estiver quase pronto, pegue 1/4 de xícara da água do cozimento e coloque no tabuleiro. Com uma colher de pau, esfregue o fundo para soltar todos aqueles queimadinhos deliciosos e aproveite para amassar alguns tomatinhos para liberar o caldo. Transferir o macarrão da panela diretamente para o tabuleiro com a ajuda de uma pinça.

Com as mão, espremer cada dente de alho para fora de suas cascas, descartando as cascas e retornando o interior do alho para o tabuleiro. Amasse-os um pouco. Com uma pinça, misturar tudo muito bem, envolvendo o macarrão no molho. Finalizar com umas folhinhas de manjericão e o farelo de pão reservado.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *