Bolo Romeu e Julieta


Bolo Romeu e Julieta - A Mesa da Carolina Bolo Romeu e Julieta - A Mesa da CarolinaBolo Romeu e Julieta - A Mesa da Carolina Bolo Romeu e Julieta - A Mesa da Carolina
Sim! Esse bolo está coberto de queijo ralado. E não é qualquer queijo não, é um canastra com 75 dias de cura que é ó… MA-RA-VI-LHO-SO! Pode vir francês, italiano e o escambau que nós temos queijo bom também. Bom não, EXCELENTE. Aí junta isso com uma goiabada e pronto, qualquer bolinho simples vira um bolo digno de aniversário, casamento, ou aquele cafézinho da tarde que é muito importante. Um bolo Romeu e Julieta, brasileiríssimo, para ninguém colocar defeito.

E o segredo dessa receita, que prometo ser simples, está nos ingredientes que além de serem muito bons, são provenientes de pequenos produtores lá de Minas Gerais <3. E são poucas as coisas que me motivam mais do que comprar dessas famílias maravilhosas que valorizam o que o nosso país tem de melhor. O que é de fora tem seu lugar, mas o que é nosso, cheio de carinho e história, tem um cantinho muito especial na minha cozinha.

Bolo Romeu e Julieta - A Mesa da Carolina
Esse post foi apoiado pelo Empório São Roque, que é especializado em produtos 100% brasileiros e artesanais para quem busca uma experiência gastronômica diferenciada. O queijo canastra usado é produção do Ivair <3 e a goiabada é do Doces São Gonçalo.


BOLO ROMEU E JULIETA
(Um bolo de 2 camadas com 21cm de diâmetro)

Ingredientes

Para a massa:
300g de manteiga em temperatura ambiente
300g de açúcar cristal
5 ovos em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
300g de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
1/4 de xícara de leite integral

Para o Recheio:
200g de goiabada em barra
1/4 de xícara de água
1 pitada de sal

Para a cobertura:
200g de manteiga em temperatura ambiente
200g de cream cheese
3 xícaras de açúcar de confeiteiro (mais ou menos 500g)
1 pitada de sal
200g de queijo minas ralado

Instruções

Começar pela massa. Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar e enfarinhar duas formas redondas com fundo falso e diâmetro de aproximadamente 21 cm. Em uma batedeira, bater a manteiga por 1-2 mins e juntar o açúcar. Bater por 10 mins, parando as vezes para raspar o fundo e as laterais da tigela. Juntar os ovos 1 por 1, batendo bem a cada adição. No final, a mistura vai parecer “talhada”, mas continue batendo que vai melhorar quando adicionar a farinha. Colocar o extrato de baunilha e bater por mais 1 min.

Em uma tijela, juntar a farinha peneirada com o fermento e o sal. Misturar. Juntar 1/3 da mistura de farinha no creme de manteiga e ovos e misturar com uma espátula fazendo movimentos circulares e de baixo para cima. Adicionar metade do leite, misturar, outro 1/3 da farinha, misturar, o resto do leite, misturar e o restante da farinha. Misturar até que tudo esteja incorporado (nessa etapa, ao incorporar a farinha e o leite, misturar apenas o suficiente e de forma delicada).

Dividir a massa igualmente entre as 2 formas, assar por 30-40 mins ou até que um palito, ao ser enfiado no meio do bolo, saia relativamente limpo. Deixar esfriar na forma por 5 mins, desenformar e deixar esfriar por completo sobre uma grade ou tábua.

Para o recheio, juntar em uma panela pequena a água, o sal e a goiabada. Aquecer em fogo baixo, sempre mexendo, até que a goiabada derreta. Reservar.

Para a cobertura, bater a manteiga em uma batedeira por 1-2 mins, juntar o cream chesse e bater por mais 2 mins. Juntar o açúcar em três etapas batendo até incorporar entre elas. Colocar uma pitada de sal e bater por 8-10 mins, parando as vezes para raspar o fundo e as laterais da tigela.

Para montar, colocar uma camada do bolo, reservando a camada mais retinha para o topo, sobre o prato no qual irá servir. Colocar o creme de manteiga e cream cheese em um saco de confeitar (opcional). Fazer um círculo de creme na borda do bolo e colocar a goiabada no meio, espalhando com uma colher ou espátula. Colocar o outro bolo por cima e ajeitar, pressionando, para que fique retinho.

Ainda com o saco de confeitar, colocar o creme ao redor do bolo, até cobrir a lateral, e em cima, formando círculos até cobrir toda a superfície. Com uma espátula, ou faca, alisar o creme de manteiga e cream cheese para dar acabamento. Com as mãos, colocar o queijo ralado ao redor de todo o bolo e na parte de cima, pressionando levemente para que grude. Levar para geladeira por pelo menos 30 mins e servir (se ficar mais tempo, tirar da geladeira 30-60 mins antes de cortar).

Comer!

Comentários

    • Carolina diz

      É uma delícia esse queijo! <3 Todos aqui em casa também amam esse bolo. Eu sou suspeita, pois adoro essa mistura de doce com um toquinho salgado. :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *