Taco de Ovo com Salsa de Nabo


Taco de Ovo - A Mesa da Carolina
Aqui em casa estamos vi-ci-a-dos nesse prato! Mesmo fazendo tudo do zero, inclusive a tortilha de espinafre para o taco, é rápido e prático. Vocês podem variar na salsa, mas aproveitando que Agosto está logo aí, e a época de nabo esta chegando, por que não usá-lo? O segredo está em cortar cubinhos bem miúdos e temperar direitinho. Aí você vai ver  que nabo, mesmo amarguinho, é muito amor. E um amor cheio de vitamina C!


TACO DE OVO COM SALSA DE NABO
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

4 ovos
Azeite e sal marinho

Para a tortilha:
1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 pitada de sal marinho fino
1/4 de xícara de água morna
2 colheres de sobremesa + 1 colher de sopa de azeite
1 xícara de espinafre (somente as folhas)
2 dentes de alho cortados em fatias

Para a salsa:
100g de nabo descascado e cortado em cubinhos bem pequenos
1 cebola roxa pequena cortada em cubinhos bem pequenos
2 pimentas dedo de moça, sementes removidas, cortada em tiras e depois pequenos cubinhos
1/4 de xícara de coentro picado (reservar algumas folhas para finalizar)
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de chá de azeite
1 pitada de sal marinho

Para o molho:
1 colher de sopa de iogurte
1 colher de chá de suco de limão
1/4 colher de chá de páprica picante
1 pitadinha de sal marinho

Instruções

Começar pela tortilha. Em uma tigela, juntar as farinhas, o fermento e uma pitada de sal. Misturar, formar um buraco no meio e reservar. Esquentar 2 colheres de chá de azeite em uma frigideira, adicionar o alho fatiado, saltear por 1 min, adicionar o espinafre e refogar mexendo por mais 1 min. Transferir para um mini processador, liquidificador, ou um pote com um mixer de mão. Juntar a água morna e bater até formar um purê mole. Transferir para o buraco feito na tigela com farinha junto com 1 colher de sopa de azeite. Começar a mexer com um garfo incorporando a farinha e os líquidos, e quando estiver formando uma massa, usar as mão para acabar de misturar. Sovar apenas até obter uma bola homogênea. Cobrir e reservar por pelo menos 15 mins.

Para a salsa, misturar todos os ingredientes junto com uma pitadinha de sal em uma tigela pequena. Provar, corrigir o tempero e reservar. Para o molho, misturar iogurte, suco de limão, páprica e um pouquinho de sal, provar, corrigir o tempero e reservar.

Separar a massa da tortilha em 4 pedaços. Passar um guardanapo para tirar o excesso de óleo da frigideira usada para refogar o espinafre e colocar sobre fogo médio. Com um rolo de macarrão, abrir um dos pedaços de tortilha até que fique bem fino (1.5mm – 2.0mm), colocar na frigideira, virando a cada 20 segundos mais ou menos, até que fique dourado (mais ou menos 1 min e meio). Guardar a tortilha embrulhada em um pano de prato limpo e repetir o processo com as outras três partes.

Colocar um fiozinho de azeite na frigideira sobre fogo médio baixo e fritar os ovos a gosto (eu gosto da gema meio mole). Para montar, colocar os ovos sobre as tortilhas, dividir a salsa entre elas, e finalizar com o molho de iogurte e algumas folhinhas de coentro reservadas.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *