Tigela de Batata Doce e Espinafre


Tigela de Batata Doce e Espinafre - A Mesa da Carolina
Dando uma pausa nas nossas férias em Portland, Oregon, para postar essa receita vapt-vupt ideal para um almoço rápido ou um jantar no meio da semana – uma tigela com batata doce picante caramelada, uma simples salada de espinafre e um ovo cozido no ponto que você preferir (eu gosto de gema mole). Nutritivo, gostoso, fácil de preparar, não tem como ficar muito melhor que isso, né? Óbvio que a gente não nega aquela pizza maravilhosa, ou um bom sanduba, mas na correria do dia a dia, uma tigela como essa salva.

Tigela de Batata Doce e Espinafre - A Mesa da Carolina  Tigela de Batata Doce e Espinafre - A Mesa da CarolinaTigela de Batata Doce e Espinafre - A Mesa da Carolina
Para essa tigela das fotos, eu usei a batata doce cenoura que você consegue encontrar em feiras orgânicas ou direto com alguns produtores (eu estou louca para plantar algumas em casa). Mas pode acreditar, usar a batata doce comum (branca ou roxa) leva a um resultado tão bom quanto. Ah, e nada de tirar a casca das batatas, viu? Você não quer jogar fora todos os nutrientes que ali estão. 🙂 Aqui em casa a gente raramente tira a casca das raízes, é só lavar tudo direitinho e pronto.

Tigela de Batata Doce e Espinafre - A Mesa da Carolina Tigela de Batata Doce e Espinafre - A Mesa da CarolinaTigela de Batata Doce e Espinafre - A Mesa da Carolina


TIGELA DE BATATA DOCE E ESPINAFRE
(Serve 1 pessoa)

Ingredientes

1 batata doce
2 colheres de sopa de azeite
1 limão tahiti
2 + 1 colheres de sopa de xarope de bordô ou mel
1 colher de chá (rasa) de pimenta em flocos
1 dente de alho grande (ou 2 pequenos)
1 xícara de espinafre
1 punhadinho de coentro
1/2 avocado
1 ovo
Azeite
Sal marinho e pimenta do reino

Instruções

Lavar, secar e cortar a batata doce em cubinhos pequenos. Em uma tigela, juntar 2 colheres de sopa de azeite, suco de 1/2 limão, 2 colheres de sopa de xarope ou mel, 1 colher de chá de pimenta em flocos, o alho bem picadinho, sal e pimenta do reino a gosto. Misturar tudo e adicionar a batata.

Colocar 1 panela com água para ferver. Quando levantar fervura, acrescentar o ovo com cuidado. Após 6 mins, transferir o ovo para uma bacia com água e gelo. Reservar.

Aquecer uma frigideira anti-aderente sobre fogo médio, colocar a batata com todo o líquido e deixar cozinhar por 5 mins. Mexer e deixar mais 5 mins. Mexer novamente e quando completar 15 mins sobre fogo médio, adicionar a última colher de xarope e deixar caramelar por mais 2-3 mins, mexendo as vezes.

Enquanto espera a batata, abrir, descascar e fatiar o avocado, colocar em uma tijela junto com o espinafre e um punhadinho de folhas de coentro (colocar um pouquinho de limão sobre o avocado para não escurecer).

Quando a batata estiver quase pronta, descascar o ovo e temperar a salada de espinafre com o suco da outra metade do limão, um fio de azeite e um pouquinho de sal e pimenta do reino.

Servir tudo em uma tigela, cortar o ovo ao meio e temperar com um pouco mais de pimenta do reino.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *