Arroz de Brócolis (Salada)


Arroz de Brócolis - A Mesa da CarolinaArroz de Brócolis - A Mesa da CarolinaArroz de Brócolis - A Mesa da Carolina Arroz de Brócolis - A Mesa da CarolinaArroz de Brócolis - A Mesa da Carolina

Olaaaarrrrr! Finalmente um post! Os últimos finais de semana foram super corridos, teve aniversário do meu primo Tiago, e depois festival de escalada da Pedra Rachada. E como não consigo tirar foto durante a semana por falta de luz natural quando chego do trabalho, passamos 2 semanas sem nada. Mas taí uma ótima receita de arroz de brócolis! \o/ Ok, tá mais para uma salada do que para um arroz, mas por que não unir o útil ao agradável, né?

Sério, eu não reclamaria se estivesse em um churrasco e o acompanhamento fosse esse arroz. E muito menos se esse fosse o meu jantar em um dia corrido. Versátil e, adivinhem, econômico! Esse é um ótimo jeito de usar o brócolis inteirinho. Você usa as folhas, corta as florzinhas, tira lascas finas do talo e pica o que sobrar, para fazer esse prato cheio de texturas. E preciso falar que estamos na época de brócolis? Melhor momento para  gastar menos comprando um produto com muito mais qualidade!

Arroz de Brócolis - A Mesa da CarolinaArroz de Brócolis - A Mesa da Carolina  Arroz de Brócolis - A Mesa da Carolina


ARROZ DE BRÓCOLIS (SALADA)
(Serve 2 como principal ou 4 como acompanhamento)

Ingredientes

250g de brócolis (1 cabeça pequena ou 1/2 grande)
1/2 xícara de arroz integral (se puder, lavar e deixar de molho por 30-60mins, ou só lavar)
2 colheres de sopa de azeite
1 limão galego (ou tahiti)
1 colher de chá de mel
1 pimenta dedo de moça picadinha
1 colher de sopa de folhas de manjericão picadinhas (e mais algumas folhinhas inteiras para finalizar)
1 colher de sopa de folhas de hortelã picadinhas (e mais algumas folhinhas inteiras para finalizar)
1 xícara de mini folhas de beterraba (ou outra de preferência)
2 colheres de sopa de pinólis torrados em frigideira seca
30g de queijo pecorino
Sal marinho e pimenta do reino
Azeite para finalizar

Instruções

Separar o talo mais grosso do brócolis e retirar as folhas (se houver). Ferver uma panela de água, assim que ferver salgar e blanquear o brócolis (ferver por 1 min as flores e os talos, e por 10 seg as folhas), transferindo tudo para uma tigela grande com água e bastante gelo para interromper o cozimento. Depois de frias, colocar em uma peneira ou sobre uma toalha limpa para que sequem. Reservar 2 xícaras da água de cozimento na panela e descartar o restante.

Quando a água reservada levantar fervura, acrescentar o arroz e cozinhar por 25-30 mins em fogo baixo com a tampa semi fechada. Desligar o fogo e deixar descansar por 10 mins com a panela completamente fechada. Transferir para uma tigela e deixar esfriar – colocar na geladeira se houver pressa.

Enquanto isso, cortar rente as florzinhas do brocólis e picar bem as folhas. Com um descascador de batata, tirar lascas do talo e picar o que sobrar com uma faca. Na tigela que for servir, colocar o azeite, o mel, a pimenta dedo de moça picadinha, suco de 1/2 limão, o manjericão e o hortelã picadinhos, e temperar com sal e pimenta do reino. Misturar bem o molho e juntar o brócolis, o arroz, o pinólis, o broto e o queijo pecorino em lascas (usar o descascador de batatas). Misturar tudo com a ajuda de 2 garfos, até que esteja bem incorporado com o molho. Provar e corrigir o tempero.

Finalizar com as folhinhas reservadas de manjericão e hortelã, suco da outra metade do limão e um fio de azeite.

Comer!

Comentários

  1. Mariela diz

    Adorei esta opção de usar o arroz na salada, acabei fazendo esta receita em um dia que resolvemos fazer um churrasquinho simples de última hora ! Inclusive meu amigo Brasileiro que já vive aqui no Japão há mais de 15 anos ficou mega fã da salada, pediu até a receita!!

    • Carolina diz

      Nossa! Que bom ouvir que há mais fãs dessa salada por aí! Hehehehehehe! Ótimo acompanhamento para churrasco mesmo. Eu a acho tão deliciosa e bonita. <3

      Beijos! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *